Tingir os cabelos em casa é fácil, prático e econômico, mas algumas mulheres têm medo de fazer bagunça enquanto aplicam a tintura e correm para o salão de beleza. O kit de tingimento já vem com as ferramentas ideais para um bom tratamento, aplicador, luva e creme pós-coloração, mas você vai precisar de outros materiais para não ter trabalho depois.
"Pente, presilhas, pinceis, uma capa e um hidratante"
A vendedora Lucia Freitas, de uma grande perfumaria do Rio de Janeiro, indica alguns produtinhos na lista anti-manchas: "compre um pente e alguns grampos ou presilhas plásticas para dividir os cabelos e pincel para espalhar melhor. A capa também é uma ótima opção, porque protege a roupa durante a aplicação", explicou.
O hidratante é outro parceiro no arsenal da tintura: ele evita que o rosto fique manchado depois do processo. Antes de começar a pintar, espalhe um pouco de creme na testa, orelhas e nuca. Ele evita que a tinta entre em contato com a pele. Se mesmo assim aparecer algumas manchas, compre um removedor específico para essa função.
Toalhas: o melhor amigo das tingidas
A analista de mídias sociais Marília Cotrim tinge os cabelos em casa há anos, e explica que criou uma técnica para não sujar o banheiro de casa: "antes de pintar, passo hidratante não só no rosto, mas em todo o corpo. Divido meu cabelo todo em coques pequenos com muitas presilhas, porque com isso, tenho mais controle de onde vai a tinta. Na hora de retirar, enxáguo e tomo banho ao mesmo tempo. Com o hidratante no corpo, todas as possíveis manchas sairão no chuveiro. No final, meu arsenal de toalhas escuras entram em ação, são ótimas pra não manchar", contou.
A jornalista Louise Rodrigues usa uma técnica parecida com a de Marília, mas por um tempo maior: "nos primeiros dias a tinta pode escorrer um pouco e, comigo, na primeira lavagem é certo que isso vai acontecer. Então, tenho uma toalha específica pra isso, assim eu não saio sujando a casa inteira". O mesmo vale para a fronha do travesseiro, que pode mudar de cor em contato com os cabelos recém tingidos.
Matéria publicada dia 01 de Fevereiro de 2021, por Webedia.