O silicone é um dos componentes que mais aparece nos produtos para cabelo - mas, ainda assim, ainda existe toda uma polêmica ao seu redor. Tem quem diga que ele, na verdade, é um vilão que pode prejudicar os fios a longo prazo, enquanto outro grupo defende seu uso e não abre mão de cremes que tenham a substância na fórmula. Então, para te ajudar a decidir de que lado ficar, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com os principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira!
1 - Ajuda a tratar o cabelo
Mito. Uma das informações mais importantes que você precisa saber sobre o silicone é que ele não tem propriedades para tratar o cabelo - seja entregando hidratação, nutrição ou reconstrução. O que ele faz é criar uma película protetora - que funciona como uma espécie de maquiagem - para que o fio pareça mais bonito logo após seu uso, mas não traz benefícios a longo prazo para a fibra capilar.
2 - Deixa os fios com menos frizz
Verdade. Como o silicone cria essa película protetora ao redor do fio, consequentemente, todos os produtos que apresentam esse componente acabam sendo ótimos aliados para quem quer controlar o frizz. O motivo é o fato dele ajudar a uniformizar a fibra capilar da raiz às pontas, evitando qualquer arrepiadinho indesejado que possa prejudicar o look.
3 - Não oferece nenhuma proteção às madeixas
Mito. Por mais que não promova nenhum tratamento no cabelo, a informação de que o silicone não ajuda na proteção é falsa! Para chegar à resposta, é só pensar, novamente, na película que ele cria ao redor da fibra capilar: promovendo uma barreira por todo o cabelo, ele impede que agentes externos - como a poluição, por exemplo - acabem comprometendo os nutrientes que ele precisa para ficar saudável e com aparência bem tratada. Um deles é a água, responsável por deixar os fios mais macios e com movimento.
4 - Pode ser prejudicial por acumular no cabelo a longo prazo
Depende. Essa é a questão mais polêmica quando o assunto é o uso do silicone nos cabelos, até por envolver os dois tipos diferentes da substância - os silicones solúveis, que conseguem ser removidos só com água, e os insolúveis, que precisam da lavagem com shampoo para saírem dos fios.
Os primeiros não são vistos como prejudiciais; no entanto, como os segundos "grudam" nos fios, muita gente defende que seu uso pode trazer malefícios a longo prazo - como afetar o movimento e impedir que outros nutrientes consigam penetrar nas madeixas. Mas, para quem defende o uso do silicone, isso não chega a ser um problema: para evitar esse acúmulo, é só ter o cuidado de usar um shampoo antirresíduos de 15 em 15 dias ou uma vez por mês.
5 - Pode ser usado como protetor térmico
Verdade. Além de proteger as madeixas contra a ação de agentes externos prejudiciais, o silicone também funciona como um protetor térmico. O motivo para isso é o fato dele ajudar a preservar a água da fibra capilar, como já falado - o que faz com que o calor do secador e da chapinha não afete a umidade natural das madeixas.
Matéria publicada em 11 de Março 2021, por Webedia.