Você sabe como funciona a selagem térmica? A técnica à base de queratina é bem conhecida nos salões de beleza e se mostra como uma boa opção para quem quer controlar os cabelos se livrando de frizz, volume e fios rebeldes - mas afinal de contas, quais são os reais prós e contras?
Reunimos tudo que você precisa saber sobre as vantagens e desvantagens desse procedimento e, agora, é só acompanhar as dicas da matéria. Saiba o que é, para que serve e como é feita a selagem térmica nas madeixas!
O que é uma selagem térmica e para que serve a técnica?
De modo geral, a selagem é mais um dos tratamentos capilares voltados para reconstrução, garantindo aspecto brilhoso e saudável nos fios. No caso dessa técnica, a ideia é usar a queratina, colágeno ou silicone para selar as cutículas do cabelo - como o nome mesmo já sugere - e, como consequência disso, conseguir diminuir o frizz e volume das madeixas.
Como a técnica é feita: na selagem, primeiro lava-se os cabelos com um shampoo de limpeza profunda. Depois, com as cutículas dos fios abertas pelo produto, aplica-se a queratina. Feito isso, é hora de selar os cabelos usando uma ferramenta de calor, como o secador e/ou a prancha.
Quais são as vantagens da selagem térmica?
- Essa técnica ajuda devolver brilho e maciez ao cabelo, reconstruindo a fibra capilar e selando as pontas. Isso ajuda a eliminar o frizz e alinhar melhor os fios;
- Já que combate o aspecto elástico e o ressecamento, a selagem térmica é uma ótima opção para reestruturar as madeixas de mulheres que fazem química no cabelo, como escovas progressivas, luzes e coloração.
- Por repor os nutrientes nas madeixas, a selagem térmica funciona reconstruindo e também nutrindo os cabelos de forma beeem profunda;
- Os resultado duram em média 2 meses nos fios, mas para que continuem por mais tempo, vale apostar em linhas de tratamento com função de controle e nutrição, como a Elseve Supreme Control 4D, de L'Oréal Paris.
Quais são as desvantagens da selagem térmica?
- Apesar de não levar formol e não ser exatamente uma técnica para alisamento, a selagem dos fios acaba alinhando e "alisando" as madeixas - abrindo os cachos e diminuindo o volume. Quem tem cabelos cacheados ou crespos precisa considerar isso antes de apostar na técnica;
- Ainda que você se apaixone pelo resultado, não é indicado refazer a selagem térmica com tanta frequência para evitar que a queratina em excesso prejudique o cabelo;
- O procedimento é um pouco demorado e pode levar de duas a cinco horas;
- É indicado evitar o contato com sal, cloro e até ferramentas de calor diariamente para não desgastar a queratina nos fios e diminuir o efeito do tratamento nas madeixas.
Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.