Apostar em ampolas de tratamento é uma das melhores opções para um resultado instantâneo nos cabelos danificados. Capazes de garantir brilho, reparar pontas duplas e aumentar a maciez em apenas alguns minutos, elas são perfeitas para quem tem uma rotina corrida e precisa de alternativas rápidas e eficazes para melhorar o aspecto dos fios sem recorrer à tesoura. Porém, para realmente garantir todo o resultado que o produto promete, é muito importante fazer a aplicação da maneira correta, respeitar o tempo de ação e ter o cuidado de selar as cutículas no fim do processo. Confira a matéria para saber mais detalhes!
Passo 1: Use um pré-shampoo para abrir bem as cutículas antes do tratamento
A primeira dica para garantir um bom resultado com o uso das ampolas é usar um shampoo com ação antirresíduos para promover uma limpeza profunda no couro cabeludo. A versão conhecida como pré-shampoo, por exemplo, é a base ideal para os dias de tratamento por despir o folículo capilar de todos os resíduos acumulados e abrir bem as cutículas para que recebam todos os nutrientes do produto.
Como usar o pré-shampoo: Para não ressecar e embolar as pontas, a dica é aplicar o pré-shampoo apenas no couro cabeludo - fazendo movimentos de dentro para fora com a pontinha dos dedos. Depois, é só enxaguar bem e tirar o excesso de umidade dos fios com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão para facilitar a penetração da ampola.
Passo 2: enluve os cabelos após a aplicação para potencializar o efeito da ampola
Por ter uma fórmula com ação concentrada, a ampola se diferencia das máscaras tradicionais por tratar dos cabelos danificados de maneira instantânea. Enriquecida com nutrientes que estão fazendo falta nos fios, elas contam com versões para hidratar, nutrir ou reconstruir os fios e entregar um resultado imediato.
No entanto, mesmo com toda essa eficácia por conta da alta concentração de componentes, alguns truques básicos na hora da aplicação ajudam a potencializar seu efeito - como a técnica de enluvar bem os fios! Além de ajudar a distribuir a ampola com mais facilidade, esse passo também garante um melhor resultado com o tratamento por fazer com que a fibra capilar o absorva os nutrientes com mais facilidade.
Como enluvar os fios: A dica é aplicar a ampola em todo o comprimento e, para finalizar a massagem, dividi-lo em quatro seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca. Depois, começando pela mecha da nuca, é só puxar bem o comprimento - como se estivesse agarrando uma corda -, e repetir esse movimento até sentir que o produto foi bem absorvido.
Truques para fazer a ampola render no cabelo comprido:
Muitas mulheres que tem cabelo volumoso ou bem comprido acabam evitando o uso da ampola por acreditarem que o produto puro não rende nos fios. Mas você sabia que existem alguns truques simples para não correr o risco dele acabar antes de ser aplicado em todas as mechas? Aprenda:
Com borrifador: uma opção para fazer a ampola render é colocá-la dentro de um borrifador e aproveitar seu spray para aplicar o produto em todo o cabelo. Depois, é só fazer o passo de dividir os fios em seções e enluvar bem cada mecha.
Com pente: outro truque para quem tem cabelos longos ou muito volumosos é depositar a ampola sobre a tampa de algum recipiente e passar o pente várias vezes por cima do líquido. Feito isso, é só pentear os fios normalmente para espalhar o produto por todo o comprimento; e, por fim, dividir em seções para enluvar as mechas.
Passo 3: deixe o produto agindo no cabelo no tempo indicado pelo fabricante
Pensando em potencializar o resultado, muita gente tem o costume de deixar a ampola por mais tempo no cabelo. Mas, por ter uma fórmula bem concentrada, o produto foi formulado para garantir ação instantânea e deve permanecer nos fios apenas durante os minutinhos indicados pelo fabricante - já que, do contrário, pode causar um efeito rebote.
Sendo assim, tenha sempre o cuidado de verificar os minutos indicados na embalagem e, depois desse tempo, enxague a ampola por completo com água fria ou morna.
Passo 4: aplique condicionador para selar as cutículas
Uma dúvida muito comum é sobre a ordem de aplicação do condicionador: ele deve ser usado antes ou depois das ampolas ou máscaras? Por sempre ser acompanhado do shampoo, muita gente acredita que o ideal é usá-lo logo após a limpeza; mas, como as cutículas precisam estar abertas antes do tratamento, o correto é deixar o produto para a última etapa.
Além de deixar as pontas mais macias e conferir mais brilho - principalmente, se for enxaguado com água fria -, o condicionador deve sempre ser usado por último para selar as cutículas e garantir que os nutrientes do tratamento permaneçam na fibra capilar.