Vaidosas por natureza, as brasileiras não abrem mão de cuidados com os cabelos, pele, corpo e estilo. A escolha do look que a acompanhá durante todo o dia pode gerar muitas dúvidas e levar algum tempo, mas são as madeixas que ganham atenção especial e muitos minutos na agenda diária.
O Ibope realizou em 2011 uma pesquisa para descobrir quando tempo as brasileiras gastam diariamente com cuidados para os cabelos. O resultado é impressionante: o processo de lavar, secar e estilizar as madeixas toma, em média, 35 minutos das manhãs das mulheres.
O que pode parecer muito tempo para umas, não é motivo de preocupação da maioria, já que nove em cada dez entrevistadas afirmou que o tempo não é jogado fora, já que o processo de arrumação dos cabelos confere mais autoconfiança.
Dona de um dos cabelos mais poderosos da moda brasileira, a consultora Costanza Pascolato considera imprescindível cuidar e estilizar diariamente os cabelos. Em entrevista ao site "Chic", quando questionada sobre a importância de um penteado arrumado versus uma roupa chique, afirmou: "não posso sair por aí com o cabelo bagunçado, senão pareço uma velha louca".
O estudo do Ibope, chamado "A Brasileira e os Cabelos", revela um pouco do perfil de consumo da brasileira e como elas estão dispostas a investir no visual. A pesquisa, com 400 mulheres de 25 a 45 anos das classes A, B e C nas regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil, indica ainda que 15% das mulheres gastam até uma hora preparando os fios antes de iniciar seus dias e que 37% delas não têm vontade de sair de casa quando ocorre um "bad hair day".
As brasileiras também têm investido em mudanças de look com a ajuda de produtos de alisamento e tintura. Segundo o estudo, quase metade afirma ter procurado formas de alisar os cabelos, sendo a escova progressiva a campeã, com 93% de adeptas. No ramo da tintura, o número também é alto: 86% das entrevistadas já tingiram os cabelos alguma vez. O loiro é campeão na preferência das mulheres, usado por 74% das que usam tintura mensalmente.
Matéria publicada em 22 de janeiro 2021, por Webedia.