Rugas nem sempre são bem-vindas entre as mulheres, principalmente entre as mais vaidosas que adoram cuidar da pele. Apesar de serem inevitáveis na fase madura da vida, o "bigode chinês" e os "pés de galinha", por exemplo, que são os sinais mais temidos, podem ser evitados, mas você sabia que existem outros tipos dessas marquinhas pelo corpo? Reconhecer o tipo de ruga e a área em que elas aparecem - como colo, mãos e rosto - é fundamental para saber como preveni-las e também saber o melhor tipo de produto para suavizá-las. Saiba mais detalhes.
Saiba como as rugas se formam na pele do rosto e do corpo
As rugas podem se formar por dois motivos: através da repetição de movimentos faciais, como sorrir, falar e chorar, ou por causa da perda de colágeno e elastina no organismo, o que acontece naturalmente ao longo da idade, e elas podem ter aparências diferentes. No canto externo dos olhos, por exemplo, o ato de sorrir pode formar os temidos pés de galinha, que são pequenos traços horizontais, ao mesmo tempo em que também forma o bigode chinês nas laterais da boca. Esse tipo de ruga tem aparência de linhas, que ficam bem marcadas nessa região.
Linhas finas podem surgir precocemente em algumas partes do corpo
Para quem tem a pele bem branquinha, as linhas finas podem começar a surgir precocemente em algumas partes do corpo, como no canto dos olhos, dos lábios, na testa e nas mãos. Está ligada à perda de colágeno, ao ressecamento da pele e, principalmente, devido à exposição solar sem proteção.
Como prevenir: É fundamental a aplicação do protetor solar diariamente, tanto no rosto quanto no corpo. Outro hábito que ajuda a retardar o aparecimento desse tipo de ruga é a hidratação da área com cremes específicos para o tipo de pele, já que o ressecamento pode "enrugar" a pele.
Como atenuar: Para as combater as linhas finas, uma dica é apostar em peelings com pró-Retinol A ou ácido retinóico.
Rugas elásticas permanentes podem surgir no rosto e no pescoço
As rugas elásticas aparecem principalmente no pescoço e no colo, geralmente entre os seios. Elas surgem por causa do envelhecimento genético da pele, ou seja, a partir dos 40 anos, mas podem ser agravadas pela exposição solar sem proteção ao longo da vida. É quando a pele começa a afinar e a perder a sua elasticidade e firmeza, formando pequenas linhas e traços.
Como prevenir: A dica para prevenir e retardar o aparecimento dessas rugas no colo e no rosto é aplicar filtro solar diariamente, até mesmo quando não for pegar sol. Isso porque os raios solares são um dos causadores das rugas na pele a longo prazo.
Como atenuar: Quem já aparenta algumas rugas elásticas no rosto pode aplicar um creme hidratante com retinol ou Pro-Xylane, uma molécula que age diretamente nas camadas mais profundas da derme, recuperando a elasticidade. Já no colo e no pescoço, vale consultar um dermatologista para escolher o melhor tratamento estético.
Rugas gravitacionais se formam nas laterais do rosto
As rugas gravitacionais aparecem na fase madura, pelos 40 ou 50 anos, já que são causadas pelo impacto da gravidade na pele, ou seja, quando ela perde totalmente a sua elasticidade, aparentando um aspecto "descaído". São dobrinhas que se formam nas laterais do rosto, fazendo com que a face perca definição.
Como prevenir: Uma dica é começar a usar creme anti rugas na fase dos 25 e 30 anos, porque é nessa idade que a pele começa a perder colágeno. Aqui, a dica é usar cremes anti idade que contenham vitamina E, um poderoso antioxidante.
Como atenuar: A dica é apostar em tratamentos estéticos como o botox ou os liftings cirúrgicos. Em casa, as massagens faciais com cremes anti rugas que contenham Retinol e Pro-Xylane também ajudam a suavizar o problema e a deixar a pele do rosto com mais viço.