O corte masculino com risco é um dos mais famosos entre os homens e tem sido tendência absoluta nas barbearias. Feito com navalha, a linha divisória aparece com frequência no undercut, no corte fade e no razor part: o risco é como se fosse uma divisão que segue o caimento natural dos fios, o que é ótimo para quem não quer perder muito tempo penteando e estilizando as madeixas para o lado. Se você ainda não sabe muito bem em como apostar no risco com navalha, confira a matéria abaixo e veja os tipos de finalização.
Undercut com risco lateral é o estilo mais famoso entre os homens
Tudo começou com o undercut, que é o mais conhecido entre os homens: é o famoso corte mais curto nas laterais com os fios do topo mais compridos. A risca em um só lado da cabeça foi criada para delimitar esses dois comprimentos do cabelo e deixar o corte mais chamativo e estiloso. A vantagem é que ela pode ser feita da espessura que você desejar - mais fina ou mais grossa.
Existem dois tipos de undercut e a risca com navalha pode aparecer nos dois hairstyles: o undercut tradicional, onde os fios das laterais tem o mesmo comprimento; e o undercut fade, quando as laterais são em degradê, começando mais curtinhas na nuca e aumento até o topo dos cabelos, de forma imperceptível. Em ambos, o risco com a navalha deve ser feito exatamente onde você quiser que o cabelo seja repartido.
Risco no corte razor part é perfeito para homens mais clássicos
Enquanto no undercut e no corte fade o risco com navalha entrega um visual mais despojado, os homens mais clássicos e elegantes podem apostar no corte razor part, que nada mais é do que o topo dos cabelos bem comprido e modelado para trás ou para o lado, enquanto as laterais ficam mais curtas. Nesse hairstyle, a risca com navalha aparece um pouco mais grossa e marcada, também delimitando os dois comprimentos do cabelo.
O razor part é ideal para quem tem fios lisos ou alisados, porque a ideia do corte é deixar os fios bem alinhados. Para quem tem cabelos ondulados, a dica é estilizar esse corte com gel ou mousse para conseguir deixar o risco aparente.
Penteado: o razor part com risca na lateral também permite os estilosos "coque de Samurai" e rabo de cavalo só na parte de cima do cabelo.
Risco no cabelo masculino também pode ser diagonal
Um outro tipo de risco no cabelo masculino é a diagonal, que também aparece em um só lado da cabeça, mas não segue o desenho original dos fios. Ou seja, ela pode ser criada do lado que você preferir e na metade da parte mais curta do cabelo - o que é ótimo para homens com cabelos que não têm muito caimento. A risca não é totalmente reta: ela pode aparecer levemente diagonal, separando os fios mais curtos da franja, por exemplo.
Risca também pode aparecer nos cabelos cacheados e crespos
O risco com navalha também está liberado nos cabelos cacheados e crespos. No entanto, por causa da textura encaracolada, pode acontecer da risca não ficar tão aparente quanto nos cabelos lisos. Por isso, existem duas dicas para você conseguir deixar a divisão mais aparente: ou você usa todo o cabelo curto ou médio; ou você aposta nos fios do topo da cabeça mega compridos, como se fosse um moicano. Na hora de estilizar, para não confundir seu visual com o próprio corte moicano, estiliza os cachos para um lado só da cabeça.
Matéria publicada em 2 de Março 2021, por Webedia.