Se você é daquelas que não pode ver um vídeo sobre remoção de cravos que logo fica hipnotizada com as imagens, provavelmente já se perguntou qual é a ferramenta especial que eles usam na extração. Afinal de contas, como é essa pinça removedora de cravos? Como usá-la na limpeza da pele?
A gente foi tirar algumas dúvidas com a biomédica esteta Fabiana Costa e a dermatologista Juliana Jordão e, agora, te explicamos tudo na matéria. De qualquer jeito, já vale adiantar: a recomendação das profissionais é não cutucar o rosto e deixar a tarefa para quem entende do assunto, viu? Leia e entenda!
Pinça removedora de cravos: como ela é?
Quem já reparou bem nos detalhes do processo de extração de cravos, provavelmente já percebeu que a pinça usada não é das mais comuns. Segundo a biomédica Fabiana, esse instrumento se chama pinça autoclavada e tem o formato parecido com um "L" - o que ajuda bastante na remoção da massinha.
Mas se você já quer ter uma dessas em casa para remover os comedões tão facilmente quanto nos vídeos, é melhor repensar. "Na extração caseira existe o risco de proliferação bacteriana com o instrumento utilizado. Sempre tem sangramento, mesmo que mínimo, e nessa hora pode ocorrer uma contaminação", explica Fabiana.
Mas então, como tirar os cravos da pele?
Se espremer em casa não é recomendado, qual seria a solução? De acordo com a dermatologista Juliana, o segredo são os cuidados específicos. "Além do tratamento com produtos que reduzem a oleosidade e renovem a superfície da pele como o ácido retinoico, glicólico ou salicílico (sempre com supervisão do dermato), vale fazer esfoliação uma vez na semana e usar máscaras de argila para redução de oleosidade", explica.
Além disso, Fabiana também reforça que a higiene diária da pele faz toda diferença. "É relevante dizer que a atenção com a remoção de maquiagem é fundamental. A higienização diária ajuda a reequilibrar o pH da pele, evitando assim a produção exagerada de sebo e reduzindo o surgimento de acne comedogênica", esclareceu.
Como fazer a limpeza diária da pele e prevenir os cravos?
Para essa limpeza no dia a dia, vale apostar na água micelar ao longo do dia e, nos períodos da manhã e noite, é indicado usar sabonetes que contenham ativos redutores de oleosidade. "Se preferir, faça o ritual associado a escova ultrassônica que melhora a eficiência da limpeza", aconselha a dermatologista Juliana Jordão.
"Se houver um caso de entupimento dos poros como muita produção de sebo e isso causar a acne, o indicado é procurar um especialista em limpeza de pele: um esteticista, fisioterapeuta dermatofuncional ou até mesmo um dermatologista", indica a biomédica esteta. Ou seja, mesmo que você goste, nada de espremer o rosto, viu? Sua pele agradece!
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.