Diariamente, é normal caírem cerca de 100 fios de cabelo, em ações comuns do dia a dia como escovar, lavar e até sacudir as mechas. Mas quando essa quantidade aumenta consideravelmente, é provável que você esteja com queda de cabelo. Estresse, genética, fatores hormonais ... as causas do problema podem ser várias, mas a pergunta persiste: é realmente possível combatê-lo? Descubra!
CUIDADOS DE PREVENÇÃO À QUEDA DE CABELO PODEM FAZER TODA A DIFERENÇA
Dentre os fatores que causam a queda de cabelo, muitos são internos, como alterações hormonais abruptas, doenças cutâneas, saúde emocional, genética, e outros. Nestes casos, embora seja inevitável, é possível diminuir e retardar esse processo, contanto que se cuide do problema com antecedência. Desde cedo, vale investir em linhas de shampoo, condicionador, creme de tratamento e tônico específicos para fortalecer a fibra e o bulbo capilar, como as fórmulas enriquecidas com arginina. Quem tem fios muito finos, por exemplo, pode começar a combater o problema com esse tipo de tratamento o mais cedo possível, já que esses têm mais propensão à queda e insuficiência.
Um acompanhamento específico com um dermatologista ou tricologista também é recomendado nestes casos. Alguns procedimentos mais intensos, como a carboxiterapia ou laser capilar, podem até recuperar a atividade de bulbos que já não produzem cabelo.
HÁBITOS INESPERADOS TAMBÉM PODEM ESTAR CAUSANDO A QUEDA DE CABELO
Além dos problemas inevitáveis, como a genética, existem outros que também causam a queda de cabelo. Alguns hábitos bem comuns podem estar fazendo com que os seus fios caiam mais que o normal sem que você perceba, por isso, é muito importante tomar consciência e cessar a sua prática. De entre eles estão os seguintes:
- Escovar os fios de uma forma muito brusca;
- Não usar condicionador para desembaraçar os fios, causando puxões desnecessários na hora de pentear;
- Usar penteados muito apertados na raiz, causando danos ao bulbo capilar;
- Aplicar produtos de styling diretamente no couro cabeludo;
- Manter uma dieta rica em alimentos processados;
- Dormir com os cabelos molhados, promovendo a proliferação de fungos no couro cabeludo.
Matéria publicada em 14 de Abril de 2021, por Webedia.