Quando um cabelo está danificado, significa que ele foi agredido de várias formas, e a principal delas é através de química: colorações, escovas de alisamento e relaxamento podem enfraquecer os cabelos e deixar o comprimento com frizz, sem brilho, com porosidade extrema, com pontinhas duplas e muita quebra. E para começar a reparar todos esses danos em casa, a dica começa pelo shampoo: a ideia é que ele restaure a fibra capilar e preencha a porosidade para que o cabelo volte a ser saudável. Mas qual é o tipo ideal para isso? Descubra as dicas para saber a textura, os componentes e a melhor forma de lavar os cabelos danificados.
Textura: shampoo para cabelos danificados deve ser cremoso e hidratante
A primeira dica para escolher o shampoo é prestar atenção na sua textura. Há diversas delas e a ideal para reparar os cabelos é a textura hidratante, que é leitosa e mais densa para deixar os cabelos macios só com a limpeza. Ou seja, a dica é evitar os shampoos transparentes, por exemplo, que têm uma ação mais adstringente, retirando a oleosidade natural que o cabelo seco precisa - a menos que se trate de uma fórmula transparente para cabelos mistos, que prometa hidratação. Se o seu cabelo está muito danificado, o ideal é preferir os shampoos com textura cremosa.
Componentes: shampoo de reconstrução deve conter cicatri-ceramidas
Agora chegou a hora de escolher a fórmula do shampoo, e é preciso que o produto trate todos os problemas de que o cabelo sofre: rigidez, quebra, opacidade, ressecamento e pontas duplas. Ou seja, apenas um shampoo anti-frizz ou anti-quebra não é suficiente, e a dica, então, é escolher uma fórmula reconstrutora. Aqueles que contêm Ceramidas ou Cicatri-Ceramidas - que é um lipídio naturalmente presente na fibra capilar mas que é eliminado com a química e com as agressões do dia a dia -, são os mais indicados para recuperar as fibras danificadas. Assim, a Ceramida preenche a fibra, deixa os fios selados, alinhados e protegidos de outras agressões que o cabelo possa vir a receber.
Como lavar corretamente um cabelo danificado?
Agora que você já encontrou o shampoo ideal para começar a tratar o seu cabelo danificado, o modo de lavar também é muito importante para os fios. O ideal é dar um intervalo de 2 dias entre as lavagens, mas quem tem cabelo oleoso pode tentar lavar dia sim dia não, já que o shampoo aplicado com frequência também pode causar o efeito contrário e acabar ressecando as madeixas. Confira mais dicas:
- Antes de entrar no banho, penteie os fios para evitar desembaraço e quebra na hora de aplicar o shampoo;
- Aplique o shampoo nas mãos e massageie levemente a raiz com as pontas dos dedos, nunca com as unhas;
- Nunca esfregue as pontas do cabelo, já que elas podem ficar ainda mais quebradiças e fracas. A dica é enluvá-las e passar os dedos entre as mechas;
- Enxague os fios com água morna ou fria, já que a água quente pode ressecar ainda mais os fios e aumentar a produção de sebo no couro cabeludo.
- Por fim, basta usar um condicionador da mesma linha selar as cutículas do fio.
Matéria publicada em 14 de julho 2021, por Webedia.