Quem gosta de manter os cabelos longos geralmente adia a visita ao salão o máximo possível, mas muitas vezes isso é sinônimo de fios danificados. Em muitos casos, a camada superior do cabelo é a que apresenta mais ressecamento e pontas duplas, e por isso muitas ainda pensam que é impossível resolver o problema com corte sem perder muito comprimento. Desvende esse mito e saiba qual o corte mais indicado para quem está com o cabelo ressecado ou poroso!
Corte em camadas longas é chave para dar vida ao cabelo sem retirar muito comprimento
O truque para remover as pontas mais danificadas sem deixar o cabelo mais curto do que o desejado, é apostar no corte em camadas longas. O estilo deixa em evidência as mechas inferiores que estão mais saudáveis, ao mesmo tempo que apara a parte mais ressecada dos fios para que esta possa se regenerar. Porém, evite muitas camadas, já que isto pode deixar as pontas bem finas, retirando o movimento do cabelo.
Camada superior dos fios é a que mais sofre danos externos
Por ficar mais exposta aos agentes externos, como por exemplo o sol, o vento e o calor do secador, a camada superior dos fios é, muitas vezes, a que mais sofre danos, e por isso apresenta um aspecto mais danificado e sem vida que as madeixas inferiores. No dia a dia, muitas mulheres também só usam a chapinha ou babyliss nestas mechas, para "dar um jeito" rápido aos cabelos antes de sair de casa, e esse é outro grande causador do problema. Geralmente, são as donas de fios finos as que mais sofrem com este tipo de ressecamento superficial, mas ele pode ser verificado em todas as texturas capilares.
Tratamento de reparação intensiva também ajuda a recuperar as mechas danificadas
Depois de cortar, é importante manter os fios bem hidratados e sempre saudáveis com uma rotina capilar regrada, com tratamentos intercalados de hidratação, nutrição e reconstrução. Para quem já tem os cabelos danificados, vale investir em produtos com função reparação intensiva, como shampoo e condicionador enriquecidos com componentes como cicatri-ceramidas e recarga ômega que combatem os danos desde os primeiros sinais, além de creme de pentear e máscara de tratamento. Outra dica é apostar em produtos finalizadores específicos para blindar e selar a cutícula da fibra capilar, restaurando e protegendo a mesma de danos futuros.
Matéria publicada em 22 de Março de 2021, por Webedia.