Na hora de esconder as pontas duplas e deixar os cabelos bem alinhados, o reparador de pontas é o verdadeiro amigo das mulheres. Com apenas algumas gotinhas no dia a dia, o produto ajuda a selar os fios quebrados e consegue tirar a aparência seca, espigada e sem movimento causada por elas. Mas você sabe a diferença entre os principais tipos de reparador de pontas e qual tem os ativos que vão garantir o melhor resultado no seu cabelo para deixar as pontinhas hidratadas? Conheça as funções do óleo capilar, do leave-in e do creme para pentear e quais são seus benefícios e vantagens. Confira e aprenda a usar!
1. CREME PARA PENTEAR É UM REPARADOR DE PONTAS QUE SELA OS FIOS
As cacheadas e crespas já estão acostumadas a usar o creme para pentear no cuidados com os fios, mas esse produto pode ser usado para cuidar das pontinhas em todos os tipos de cabelo. Ele é um dos tipos de reparador de pontas e existem versões variadas dependendo das suas necessidades. O ideal é sempre apostar nas fórmulas com ingredientes que fortalecem e hidratam as pontas, como ceramidas, queratina e óleos vegetais. Assim, você sela os fios e evita as pontas duplas.
Como aplicar: O creme para pentear pode ser usado em todos os tipos de cabelo, sendo aplicado desde o comprimento até as pontas. Esse tipo de produto deve ser usado com os fios secos ou úmidos e não precisa de enxágue. Comece com uma pequena quantidade e, se for preciso, aplique mais. Para quem vai usar chapinha ou secador, vale aplicar o finalizador antes, porque ele também age como protetor térmico para as madeixas.
2. ÓLEO CAPILAR DÁ BRILHO E NUTRE SEM DEIXAR PESADO
O óleo capilar é o reparador de pontas queridinho não só das crespas e cacheadas, mas também de todas as mulheres que querem garantir brilho e maciez impecáveis nas pontas. A vantagem é que sua fórmula é natural e sua textura costuma ser bem leve e emoliente, o que não deixa o cabelo pesado e com aspecto oleoso, sendo um grande aliado para quem tem tem cabelo fino ou liso. Prático, o óleo pode ser levado na bolsa e aplicado quando sentir as pontas ressecadas ou usado durante o pré-poo, para proteger os cabelos cacheados do ressecamento do shampoo.
Como usar o óleo capilar para dar brilho e movimento: A forma mais conhecida de usar esse reparador de pontas é pingar algumas gotinhas na mão, misturar e aplicar nas pontas dos cabelos de forma suave. Se aplicar nos fios molhados, o óleo ajuda a desembaraçar as madeixas, deixando as pontas mais soltas. Depois, é só pentear. Nos fios secos, o processo é o mesmo, e vale estilizar o cabelo com os próprios dedos para deixar mais natural.
Como usar o óleo capilar no pré-poo: Para as crespas e cacheadas que querem proteger a nutrição natural dos cabelos, a dica é usar o óleo em todo o comprimento dos fios antes de aplicar o shampoo, e deixar agir por 5 minutos. Depois, é só enxaguar e aplicar o shampoo como de costume. Dessa forma, os cabelos vão ficar reparados antes mesmo da lavagem.
3. LEAVE-IN COM PROTEÇÃO TÉRMICA É O REPARADOR DE PONTAS QUE PROTEGE CONTRA A QUEBRA
O leave-in é um dos reparadores de pontas mais tradicionais entre as mulheres por selar e hidratar as pontas dos cabelos. Ele costuma ter uma fórmula mais levinha, que combina muito bem tanto com os cabelos cacheados, quanto com os fios lisos e finos. As versões com proteção térmica são ideais para evitar os danos provocados pelas ferramentas de calor, protegendo as pontas contra a quebra e o ressecamento.
Como aplicar: Essa versão de reparador de pontas pode ser usado durante a finalização dos fios, com os cabelos úmidos ou secos. Assim como o creme para pentear, o leave-in pode ter proteção térmica, sendo usado antes do secador, chapinha ou babyliss. Além disso, ele pode ser usado no day after, para hidratar as pontas e evitar o aspecto ressecado.