A gente sabe que caspa é um problema bem comum e pode estragar o visual perfeito. Mas sabia que muitas vezes aquilo que você acredita ser caspa na verdade pode ser outra coisa? Principalmente durante o verão, as pelinhas se soltando na raiz do cabelo podem significar apenas que o seu couro cabeludo está descascando.
Quer saber quais são as causas mais comuns da descamação do couro cabeludo e qual é a diferença entre a caspa e outras causas que podem fazer a região descascar? Veja tudo sobre o assunto na matéria!
Afinal, o que é a caspa?
A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.
Usar produtos que não são indicados para o seu tipo de cabelo também pode contribuir para intensificar o problema. Além disso, a caspa pode ser seca - quando se solta do couro cabeludo e cai - ou oleosa - quando fica presa à raiz dos fios.
O que pode fazer o couro cabeludo descascar?
Durante o verão, a causa mais comum do couro cabeludo descascando é o sol. Se expor aos raios solares sem a proteção adequada pode causar queimaduras na cabeça e, assim como o resto do corpo, ela também pode descascar. Para evitar que isso aconteça, o ideal é usar produtos capilares com proteção solar e, claro, apostar nos chapéus e bonés.
Mas o couro cabeludo também pode descamar por outras razões, como alergias. Muitas vezes, o problema é provocado por químicas capilares, como a escova progressiva ou mesmo colorações. A dermatite seborreica também pode ser a causa da descamação e, nesses casos, é importante procurar um dermatologista para tratar o problema.
Atenção também para a falsa caspa
Em outros casos, você pode acreditar ter caspa mas, na verdade, tem apenas a falsa caspa. Se esse for o seu caso, o problema é muito fácil de resolver. A falsa caspa acontece quando você usa uma quantidade exagerada de produto capilar - como cremes para pentear e outros - e o excesso fica acumulado próximo à raiz.
Com isso, você tem a sensação de ter caspa, por causa das bolinhas brancas que se formam, mas na realidade isso é causado apenas pelo produto. A solução para isso é diminuir um pouco a quantidade de creme usado e, se for o caso, optar por um produto mais indicado para o seu tipo de cabelo.
Matéria publicada em 01 de abril de 2021, por Webedia.