Quer encontrar o melhor protetor solar para pele oleosa, mas não sabe como escolher? Então essa matéria é tudo que você precisa! E desde já, vale lembrar que dá para proteger a pele dos raios UV sem aumentar a oleosidade do rosto - basta seguir algumas dicas e se atentar a detalhes específicos.
Quer saber quais são? Então continue lendo para entender como encontrar o filtro solar ideal para o rosto oleoso e aprenda como manter a pele protegida e sempre sequinha em qualquer estação do ano!
1. Procure por 'toque seco' ou 'oil free' nas embalagens
Para que a fórmula não pese no rosto e nem piore o aspecto brilhoso da pele, o segredo é preferir os protetores solares que não tenham óleo e nem silicone. Para saber escolher, é só decorar o macete: procure pelas frases "oil free", "toque seco", "não comedogênico" e até "efeito matte" em algum lugar da embalagem.
Produtos com uma dessas indicações têm a fórmula mais leve e, por isso, se adequam melhor às peles oleosas - além de serem grandes aliados no controle da produção de óleo nas glândulas, já que costumam ter substâncias controladoras de sebo na composição. Isso mantém a pele sequinha por horas após a aplicação!
2. Fórmulas em gel-creme costumam ser mais compatíveis com a pele oleosa
Ainda que existam diferentes versões de filtros solares para o rosto, é sempre bom lembrar que a textura gel-creme sai na frente quando o assunto é pele oleosa - tudo porque ela ajuda a controlar o brilho e hidratar a pele sem pesar.
Essa versão do produto é fácil de aplicar, oferece uma sensação bem confortável no rosto e, de quebra, a textura acaba sendo mais um ponto a favor para quem quer equilibrar a produção de sebo ao longo do dia.
3. Filtro solar com cor pode ser uma boa opção para peles acneicas
Se você tem pele acneica e oleosa, uma dica que pode otimizar a rotina e facilitar os cuidados no dia a dia é optar pelo protetor solar com cor. A vantagem é que, com esse tipo de filtro, é possível disfarçar as imperfeições e bloquear a ação do sol no rosto de uma só vez - e com um só passo. Bem melhor, né?
Lembrando: o filtro solar com cor para peles acneicas e oleosas também deve seguir os mesmos critérios que o sem cor, ok? Ele deve ser de preferência "oil free" e ter textura gel-creme.
4. Consulte o especialista para saber o FPS ideal para você
O FPS é outro ponto pra lá de importante na hora de escolher o filtro solar - mas, nesse caso, é preciso analisar mais do que o nível de oleosidade do rosto para encontrar a numeração ideal para você! Sabia que o tom da pele, necessidades específicas e tempo de exposição ao sol também contam na decisão?
De forma geral, o Consenso Brasileiro de Fotoproteção recomenda o uso de filtros com FPS acima de 30, mas vale procurar pela ajuda do seu dermatologista para saber qual é o que melhor atende ao seu caso. Não perca tempo, viu? Quanto antes você começar a se proteger do sol, melhor!
Matéria publicada em 31 de Março de 2021, por Webedia.