Com o verão chegando, a preocupação com a dupla protetor solar + repelente só aumenta! E como hoje existem opções de protetores que já vêm com a função repelente, muita gente tem dúvida se a combinação dos ativos pode deixar a pele oleosa - afinal, a sensação pegajosa no corpo pode ser bastante incômoda durante os dias mais quentes. Confira as explicações da dermatologista Gabriella Albuquerque e veja como tirar o melhor proveito do protetor solar com repelente!
Protetor solar tem ação hidratante, mas não deixa a pele oleosa
A versão cremosa dos protetores solares com repelente costumam ter ativos hidratantes, além do FPS para proteger a pele do sol e do DEET Repelente, substância que afasta os insetos, inclusive os mosquitos, da pele. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, esse tipo de produto não costuma deixar a pele oleosa. "Não existem pesquisas que comprovem que o repelente possa aumentar a oleosidade. Mas o uso de filtro com controle de oleosidade pode ajudar nesta escolha", explicou a especialista.
Esse tipo de controle de oleosidade citado pela dermatologista pode ser encontrado em fórmulas leves de protetores com repelente, que prometam toque aveludado e que sejam fáceis de espalhar: tudo isso é o que vai prevenir a sensação de pele oleosa ou pegajosa.
Protetor solar e repelente na mesma fórmula descarta acúmulo de produtos no corpo
O protetor solar com repelente em uma mesma fórmula tem a vantagem de diminuir a quantidade de produtos aplicados na pele. Assim, já é um grande passo para que a pele fique mais sequinha e sem produtos acumulados, o que poderia causar a sensação de oleosidade excessiva. Além de otimizar o tempo de aplicação de filtros e repelente separados, o protetor solar com repelente também acaba com a dúvida sobre qual dos dois aplicar primeiro, já que um ativo não diminui a eficácia do outro. "Pesquisas recentes demonstram que a associação com protetores solares
Protetor solar com repelente deve ser aplicado na pele limpa
A pele do corpo dificilmente fica oleosa porque é naturalmente mais seca do que a do rosto - e nas partes que são mais ressecadas, como cotovelos e braços, o item pode aumentar a hidratação, de acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque. Mas para quem quer evitar qualquer sensação pegajosa, uma dica importante é aplicar o protetor solar com repelente na pele totalmente limpa! Assim, não há riscos de o produto se misturar com impurezas ou resíduos de outros itens aplicados anteriormente no corpo.
Por isso, vale aplicar o filtro com repelente após o banho, antes mesmo de sair de casa. Como a pele estará levemente úmida, fica mais fácil de o protetor ser absorvido e de deixar a pele sequinha. Depois, no fim do dia, é importante remover tudo no banho, para evitar que os poros da pele fiquem entupidos.
Matéria publicada em 08 de março 2021, por Webedia.