Com o dia a dia corrido, muitas vezes fica difícil dedicar mais do que alguns minutos para a preparação da pele, fazendo com que apenas a base e o corretivo, ou produtos multiuso, como o BB Cream, sejam os únicos itens da maquiagem. Em busca dessa praticidade, o filtro solar é deixado de lado, sendo substituído por cosméticos que já contenham em sua fórmula o FPS. A proteção da pele contra os raios UV, porém, pode ficar comprometida sem uma atenção extra, gerando danos como vermelhidão, rugas, flacidez e até mesmo doenças de pele.
Se para ambientes fechados o filtro solar pode contar com um fator de proteção um pouco mais baixo, como o presente nas maquiagens com protetor, quando a exposição solar será mais intensa, o FPS precisa ser mais alto, e este é encontrado apenas em produtos específicos para este fim. "Quem se expõe diretamente ao sol no dia a dia precisa aplicar um filtro potente antes da maquiagem. Não recomendo maquiagem como opção de proteção para quem vai à praia, piscina, praticar esportes ou trabalhar ao ar livre", explicou Danielle Aguiar, dermatologista da Clínica TheSkin Leblon.
Maquiagens com filtro solar apresentam FPS mais baixo do que o indicado para proteger a pele
Mesmo com a aparente praticidade oferecida pelas maquiagens com FPS, o produto pode não ser suficiente para substituir o filtro solar. O que acontece é que os cosméticos não contém o fator de proteção (FPS) indicado para proteger a pele durante uma exposição mais longa à radiações solares, o que pode acabar prejudicando a saúde da pele e causar danos como envelhecimento facial, manchas, vermelhidão e até mesmo deixá-las mais propensa ao surgimento de doenças de pele.
Segundo especialistas, para o dia a dia o fator de proteção solar indicado costuma ser mais alto, para garantir um cuidado extra com a pele, por isso as maquiagens não podem ser vistas como substitutas do filtro solar facial. "Geralmente, o FPS presente nas maquiagens é baixo, ou seja, a proteção é pequena. Os pós compactos, por exemplo, não oferecem proteção adequada e saem facilmente do rosto ao longo do dia", explicou a dermatologista.
Filtro solar deve ser aplicado antes da maquiagem
O filtro solar e a maquiagem, porém, são cosméticos que não se anulam. Nada impede de aplicar os produtos de make com FPS após o uso do protetor contra raios UV mais indicado para sua pele. Para a dermatologista Danielle Aguiar, as maquiagens que contém em sua fórmula algum fator de proteção podem ainda ajudar a potencializar os cuidados com a pele, apesar do FPS não ser somado. "Costumo dizer que quanto mais 'camadas' melhor. Sendo que o filtro deve vir sempre antes da maquiagem. É importante que se utilize produtos de qualidade e que não briguem entre si, por isso deve-se seguir as sugestões do dermatologista para cada tipo de pele. Às vezes, o que funciona pra uma pessoa não funciona para outra", ensinou a especialista.