Se você está no projeto Rapunzel - ou seja, deixando o cabelo crescer -, provavelmente você já pesquisou de tudo para acelerar o crescimento dos fios, certo? Vitaminas, óleos, cremes, penteados... Os conselhos são inúmeros e alguns até indicam certos tipos de corte de cabelo para ajudar no processo. Mas será que isso realmente faz diferença? Confira a matéria e entenda mais sobre o assunto!
Estilo reto evita o corte de centímetros a mais nas manutenções
Sim - o corte pode ajudar no projeto rapunzel! O motivo, ao contrário do que muitas possam pensar, não é porque ele faz os cabelos crescerem mais rápido, como por um passe de mágica. Na verdade, este estilo ajuda a manter o comprimento nos cortes de manutenção: uma vez que as madeixas estão todas do mesmo tamanho, não é necessário tirar centímetros extra do cabelo para "acertar" o corte.
Corte em camadas curtas pode ter o efeito contrário ao desejado
Já o tipo de corte oposto - o corte em camadas -, pode causar o efeito contrário, provocando a ilusão de "encolhimento dos fios". Isso porque este estilo é conhecido por dar bastante volume às madeixas, deixando-as mais altas. E isso acontece com todos os tipos de cabelo, não importa qual - dos mais lisos aos mais cacheados, todos parecem mais curtos com um corte em camadas curtas.
Cortar as pontinhas ajuda, sim: entenda porquê
Você já ouviu dizer que, para o cabelo crescer - ou, pelo menos, crescer forte - é preciso cortar as pontas? Pois é - na verdade, isso não é mito. À medida que o tempo passa, as pontas, região mais antiga do cabelo, vão ficando cada vez mais fracas e ressecadas e, para quem tem o hábito de usar secador, chapinha ou babyliss, muitas vezes elas se duplicam e quebram. Assim, aos poucos, o cabelo vai perdendo comprimento por baixo. Por isso, para evitar o problema, a dica é aparar as pontinhas a cada três meses, para evitar o ressecamento e quebra.
Efeito repicado, corte bordado e vela são opções para aparar as pontas sem tirar comprimento
Também existem algumas alternativas perfeitas para quem está realmente preocupada com a perda de centímetros durante o corte das pontinhas! O efeito repicado, por exemplo, não só dá mais movimento às madeixas como ainda ajuda a cortar as temidas pontas duplas sem tirar comprimento do cabelo. Outra opção perfeita é a velaterapia - no entanto, apenas alguns salões oferecem esse serviço, e não é nem um pouco recomendável que você se aventure em casa. O corte bordado é outra técnica que não remove comprimento - apenas as pontas duplas. Descubra o mais indicado para você!
Matéria publicada em 30 de março de 2021, por Webedia.