O movimento cada vez mais forte de transição capilar mostra que o cabelo cacheado está realmente com tudo! Mas quem foi que disse que as donas de cabelos lisos não podem entrar nessa onda e exibir cabelos cheios de caracóis?
Para essa tarefa, além do já bem conhecido permanente, existem diversas texturizações e até mesmo produtos que garantem o efeito de ondas bem definidas e naturais nas madeixas naturalmente (ou quimicamente) alisadas. Saiba mais sobre cada um deles com as dicas da matéria!
Permanente é o método tradicional para cachear e dar volume aos fios lisos
Quem nunca ouviu falar no permanente de cabelo? A técnica foi sucesso por volta dos anos 90, e era a maneira perfeita para lisas (ou levemente onduladas) entrarem na onda dos fios encaracolados!
Como funciona? Tradicionalmente se usava o tioglicolato de amônia para mudar a forma original do fio e deixá-lo mais maleável. Em seguida, colocava-se os bigudis nos cabelos, deixando que agissem por algumas horas para que o cacho fosse modelado.
Tipos de permanente: atualmente, existem algumas versões repaginadas do permanente, como o permanente afro ou o permanente digital. Ambos são mais rápidos e garantem melhor fixação dos cachinhos no visual. Se quiser saber tudo sobre cada um deles, é só clicar aqui e ver os detalhes.
Quanto tempo dura? Tudo depende do tipo de permanente feito, mas o comum é que o efeito fique no cabelo por cerca de 6 meses.
Produtos capilares garantem efeito de texturização temporária sem modificar estrutura do fio
Para quem quer algo menos drástico do que uma mudança estrutural nos cabelos - e um pouco mais duradouro do que uma texturização simples -, a boa notícia é que já existem produtos no mercado capazes de ondular as madeixas sem danificar a fibra capilar.
Como funciona? Em geral, esses produtos não trabalham com o tioglicolato de amônia, por isso, não interferem nas partes mais profundas do fio. A aplicação, no entanto, é bem parecida com a do permanente.
O primeiro passo é lavar os cabelos, retirar pelo menos 50% da água dos fios e, em seguida, aplicar a fórmula no comprimento. Depois é só enrolar as madeixas no bigudis e mergulhar o acessório no catalisador de ondas por 20 minutos. Feito isso, basta esperar que os cabelos esfriem e finalizar o visual.
Texturização em casa pode ser feita de várias maneiras para cachear os cabelos
Se a ideia é só mudar a forma dos cabelos para um evento ou por um dia, as texturizações caseiras são o melhor caminho - e por que não mudar o visual um pouco de vez em quando, né? O que não faltam são jeitinhos fáceis e simples de estilizar as madeixas:
- Tranças: com os cabelos úmidos, separe as mechas e trance da forma tradicional. Se quiser acelerar o processo, use o secador e, depois de secos, basta soltar as tranças e as ondinhas com as pontas dos dedos.
- Coquinhos: também com os cabelos úmidos, o segredo é separar os cabelos em duas ou mais mechas e enrolar em forma de coques. Depois de alguns minutos é só soltar os coquinhos e finalizar com um óleo de cabelo. Ah, e quanto maior o coque, mais larga a onda, viu?
- Babyliss: quem procura uma alternativa mais rápida para enrolar os cabelos pode sempre recorrer ao babyliss e criar cachinhos do tamanho que preferir! No entanto, é preciso sempre usar o leave-in com protetor térmico nas madeixas e se prevenir dos danos antes de usar a ferramenta.
Matéria publicada em 01 de Abril de 2021, por Webedia.