As rugas e linhas de expressão são naturais em mulheres de todas as idades, mas é normal que causem algum incômodo - dependendo da intensidade em que aparecem. Quando isso acontece, existem várias alternativas para disfarçar as marquinhas na pele, da maquiagem aos procedimentos estéticos.
O preenchimento facial é um dos procedimentos mais populares entre as mulheres que querem conquistar uma aparência mais jovem e livre de rugas e linhas de expressão. Mas muitas pessoas não sabem exatamente como ele funciona e quando é recomendado. Quer saber mais sobre o procedimento que ajuda a rejuvenescer? Então, vem conferir!
O que é o preenchimento facial?
O preenchimento facial nada mais é que um procedimento rejuvenescedor que usa ácido hialurônico para preencher sulcos na pele. Ele ajuda a suavizar a aparência de rugas, linhas de expressão e olheiras e também pode ser usado para aumentar os lábios. O procedimento é bem simples: ele pode ser feito em consultórios médicos apenas com anestesia local.
Existem diferentes profundidades de preenchimento facial - que pode ser feito na derme superficial, na derme profunda ou no tecido subcutâneo -, o que vai influenciar nos instrumentos usados. Além disso, você pode optar por diferentes densidades de ácido hialurônico, aumentando ou diminuindo a durabilidade do procedimento, que pode chegar a 10 anos.
Para quem o preenchimento facial é indicado?
Outra dúvida comum sobre esse procedimento é quem pode optar por ele. Embora seja muito popular, algumas mulheres ficam em dúvida se ele é indicado para todas as pessoas. Não existe uma idade mínima para a aplicação de ácido hialurônico, mas os dermatologistas não recomendam seu uso em crianças e adolescentes.
Além disso, outros grupos que devem evitar o preenchimento facial são as mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas com alergia a algum componente e quem tem doença autoimune - como a lúpus, por exemplo. Por isso, antes de optar pelo procedimento é recomendado conversar com o seu médico.
Cuidados para manter a pele jovem e saudável
Se o seu objetivo é evitar as rugas e amenizar a aparência das ruguinhas e linhas de expressão já existentes, também é fundamental manter uma rotina de cuidados com a pele. O primeiro passo é usar protetor solar diariamente no rosto e regiões expostas do corpo. Ele ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele.
Limpar, tonificar e hidratar a pele também são etapas que devem ser feitos todos os dias - pela manhã e à noite. Além disso, a esfoliação pode ser feita semanalmente e ajuda a renovar as células da pele, deixando-a jovem e cheia de brilho. Por fim, aposte em cosméticos que agem contra as rugas. As vitaminas C e E e o ácido retinóico são ingredientes que você pode procurar nos produtos.
Matéria publicada em 09 de março de 2021, por Webedia.