Fazer preenchimento facial é um dos principais pensamentos de quem já se incomoda com as temidas rugas na testa, com os pés de galinha ao redor dos olhos e com as linhas de expressão em volta dos lábios. O tratamento, geralmente, é feito com o tão falado ácido hialurônico, e também com o Retinol e com a toxina botulínica, que são injetados na pele para preencher as linhas das rugas, corrigir os sulcos e alisar a pele do rosto - além de estimular a produção de colágeno, que é o grande responsável pela elasticidade e aparência lisa da pele. Confira a matéria e saiba mais sobre os tipos de preenchimento!
Ácido hialurônico: preenchimento suaviza todos os tipos de ruga
O preenchimento com ácido hialurônico é o tipo mais comum para acabar com qualquer tipo de ruga, desde as mais sutis, que só aparecem em partes onde movimentamos o rosto, como olhos e testa, até as rugas mais profundas, como pálpebras caídas e bigode chinês, que aparecem no rosto estático. O tratamento é seguro e prático porque o ácido hialurônico é um componente natural da pele, mas que se dissolve ao longo da idade. No preenchimento, a substância em forma de gel é injetada nos sulcos da pele para acomodar-se nas áreas das rugas e, assim, deixar a pele lisa.
Hoje em dia, a aplicação não é desconfortável e pode durar de 8 a 18 meses: para prolongar o efeito, é importante usar filtro solar e cremes para rugas para proteger a pele da ação do sol - um dos principais causadores de rugas e linhas de expressão - e manter a pele sempre hidratada.
Retinol: ácido pode ser usado no preenchimento de olheiras e pálpebras caídas
O ácido retinóico - ou simplesmente Retinol - também pode ser usado para preencher linhas finas ao redor dos olhos e para melhorar o aspecto de pálpebras caídas e de olheiras profundas. Ao longo da idade, os vasos sanguíneos abaixo dos olhos - área que é naturalmente mega sensível - passam a ter dificuldade para eliminar as toxinas do organismo e de nutrir e oxigenar as células da pele, formando as olheiras escuras e as bolsas ao redor dos olhos. O ácido retinóico agirá desinchando a pele, levantando as pálpebras caídas e clareando a mancha escuras das olheiras.
Botox: preenchimento com toxina botulínica acaba com rugas muito marcadas
Se você tem rugas muito marcadas, que aparecem até mesmo quando não faz movimentos faciais, a aplicação de botox pode ser uma boa opção. A toxina botulínica age paralisando os músculos e preenchendo as rugas permanentes, impedindo que elas apareçam ao contrair o rosto. A substância só deve ser aplicada por dermatologistas ou por cirurgiões plásticos, e dura mais tempo do que ácidos. A substância pode ser aplicada na pele da lateral dos olhos para abrir o olhar e sumir com as linhas dos "pés de galinha", além de ser aplicada nas bochechas e na testa, para elevar a superfície da pele.
A importância de usar protetor solar e creme para rugas depois do preenchimento
Para quem faz qualquer tipo de preenchimento facial, complementar o resultado no dia a dia, usando protetor solar e um creme para rugas, é fundamental. O filtro solar irá proteger o rosto contra as radiações UVA e UVB, que podem manchar a pele por causa dos ácidos, além de prevenir futuras rugas e linhas de expressão. Já o creme pode ser aliado para prolongar o efeito da pele lisa e atenuar olheiras, já que muitos contém ativos rejuvenescedores, como o próprio Retinol.
Matéria publicada em 3 de Março 2021, por Webedia.