A esfoliação é uma etapa muito importante na rotina de beleza, mas será que ela é necessária para todos os tipos de pele? Muitas pessoas têm dúvidas se a pele seca também pode ser esfoliada ou se isso pode aumentar o ressecamento do rosto.
Se você faz parte desse grupo, a gente tira todas as suas dúvidas sobre a esfoliação para peles secas. A gente separou algumas dicas para responder de uma vez por todas as perguntas sobre esse assunto.
Afinal, a pele seca pode ser esfoliada?
Pode sim, a pele seca também pode receber esse cuidado. A esfoliação faz uma limpeza mais profunda, além de promover a renovação celular e desentupir os poros. Esses benefícios fazem bem para todos os tipos de pele - das mais oleosas até as secas. Além disso, remover as pelinhas mortas ajuda a deixar seu rosto mais macio.
A diferença é que, como não acumulam tanto óleo na superfície, as peles secas devem ser esfoliadas com menos frequência. Isso pode ser feito uma vez a cada duas semanas ou, no máximo, semanalmente. Uma frequência maior pode acabar fazendo com que seu rosto fique ressecado, além de deixar a pele vermelha e irritada.
Como escolher o esfoliante para peles secas?
Quando for escolher um produto de esfoliação para o rosto, é sempre importante se certificar de que ele é indicado para essa região - já que os esfoliantes corporais têm grânulos maiores que podem agredir a pele. Além disso, para evitar o ressecamento na pele seca, é recomendado usar um produto com ingredientes hidratantes.
O mais indicado para esse tipo de pele são os esfoliantes em creme ou loção, que costumam ser mais hidratantes que aqueles em forma de gel. Assim, você consegue esfoliar a pele sem agredi-la ou deixá-la ressecada.
Que cuidados devo ter depois da esfoliação?
É verdade que a esfoliação é muito importante para deixar a pele bonita, saudável e lisinha. Mas esse cuidado não deve ser feito isoladamente - ele faz parte de uma rotina de cuidados, que não deve ser deixada de lado. Independentemente de qual seja o seu tipo de pele, depois de esfoliar é fundamental apostar na hidratação do rosto.
Isso porque a esfoliação abre os poros e retira a proteção natural da pele, o que pode causar ressecamento ou irritação. Por isso, sempre que for fazer essa etapa da sua rotina de cuidados, lembre-se de terminar o processo usando um hidratante facial indicado para peles secas.
Matéria publicada em 01 de abril de 2021, por Webedia.