Nada mais chato do que ver a escova progressiva durar menos do que o esperado, certo? Afinal, por que a química está saindo antes da hora? Acredite: a resposta pode estar no estado do seu cabelo e na forma como você cuida dele - principalmente durante a época de praia e piscina, quando costumamos lavar ainda mais o cabelo. Para te ajudar a prolongar o efeito liso, o Beleza Extraordinária tira todas as dúvidas sobre o assunto na matéria de hoje. Confira!
A alta porosidade dos fios faz com a progressiva dure menos no cabelo
Se a escova progressiva não está durando como esperado, é muito provável que seu cabelo esteja muito ressecado e poroso. Quando a fibra capilar está com as escamas abertas, os fios não conseguem reter nutrientes, hidratações e, consequentemente, químicas como progressivas e tinturas. Preste atenção aos sinais do seu cabelo: se ele parece mais opaco, sem brilho, com pontas duplas e anda muito ressecado, talvez seja necessário dar um pouco mais de atenção a ele para garantir a durabilidade da escova!
Falta de cuidados pode levar ao ressecamento, que também diminui a duração da escova progressiva
Você com certeza já ouviu falar que a escova progressiva dispensa todos os cuidados com o cabelo, certo? Nada disso: é justamente a falta de uma rotina capilar que pode afetar a duração da química! Afinal, sem manter a hidratação e outros cuidados em dia, as pontas duplas, o frizz e, claro, o ressecamento aparecem bem mais facilmente. Por isso - e principalmente depois de procedimentos que agridem o cabelo, como a progressiva - é importante investir em tratamentos como a selagem e hidratações com frequência. É isso que vai garantir que o brilho, maciez e o aspecto liso dure por mais tempo!
Agentes externos, como o sol e o cloro, podem ressecar os fios e remover a progressiva mais rápido
Quem nunca retocou a escova progressiva antes de uma viagem justamente para não ter que se preocupar tanto com o cabelo? Durante o verão, quando destinos com praia e piscina estão em alta, é preciso rever esse hábito: agentes externos, como o sol, o sal e o cloro, ressecam ainda mais os fios, além de levarem a algumas lavagens extras durante a semana. E você já sabe - a progressiva sai mais rápido quando o cabelo está ressecado, já que a fibra capilar - com pontas duplas e as cutículas abertas - não consegue reter os ativos da química.
Pintar o cabelo e outros tipos de química também afetam a escova progressiva
Quem costuma pintar o cabelo também precisa prestar atenção ao tempo de retoque da progressiva. Isso porque a tintura - seja ela global ou apenas mais pontual, como no caso de quem disfarça as raízes brancas - também é um dos fatores que faz a química durar menos. Nessa situação, o melhor a se fazer é se programar bem e investir na coloração algumas semanas antes do alisamento. Assim, você mantém a cor em dia e garante que o efeito liso dure bem mais!
Veja todos os cuidados que você pode adotar para manter a progressiva por mais tempo
Garantir que sua escova progressiva dure até o próximo retoque - que, em geral, acontece depois de 3 meses - só requer algumas mudanças na sua rotina de cuidados com os fios. Vale investir em um cronograma capilar, sempre caprichando na etapa de reconstrução, para manter os fios saudáveis e mais lisos até lá. Espaçar mais as lavagens e trocar sua linha de shampoo e condicionador por uma fórmula bem hidratante também é mais do que bem-vindo! Como a química da progressiva é termoativada, outra dica para fazer a escova durar mais tempo é finalizar o cabelo com o secador em alguns dias. Assim, o calor reativa sua ação nos fios!
Matéria publicada em 7 de Março 2021, por Webedia.