As químicas de alisamento aparecem como a solução ideal para quem quer deixar os fios lisos sem precisar usar chapinha e secador todos os dias. Mas, apesar dessa vantagem, um dos maiores problemas que fazem parte da rotina capilar de quem faz esse procedimento nas madeixas é o ressecamento nas pontas, que detonam o visual com a aparência espigada e maltratada. Mas, para a alegria de quem faz parte desse grupo, dá para reverter o problema fazendo o tratamento certo. Confira a matéria!
Cronograma capilar pode ajudar a tratar as pontas e fortalecer os fios
Uma dica importante para ajudar a tratar as pontas ressecadas é recorrer ao cronograma capilar - rotina de tratamento que combina hidratação, nutrição e reconstrução durante um período de quatro semanas. Por devolverem a água e a oleosidade natural, os dois primeiros procedimentos ajudam a deixar o cabelo mais brilhoso e sedoso, enquanto os cremes reconstrutores fortalecem os fios que ficaram mais ressecados e comprometidos após os alisamentos.
Aposte em finalizadores com ceramidas e que reparam a estrutura da fibra capilar
Além do cronograma capilar, outra dica importante para ajudar a tratar o ressecamento pós-alisamento é procurar investir em produtos finalizadores que contem com ceramidas em sua fórmula. Combinada com outros ativos, essa substância ajuda a repor os nutrientes que foram perdidos pelo cabelo - seja por processos químicos ou por agressões do dia a dia - e a reparar a fibra capilar, eliminando as pontas duplas e secas, por exemplo.
Para garantir bons resultados, o segredo é usar esse tipo de leave-in em toda a finalização, espalhando o produto do comprimento às pontas sem enxaguar. Desde a primeira aplicação, a fibra capilar já costuma responder ao tratamento e ficar com uma aparência mais bonita, uniforme e selada, mas a dica é continuar investindo no creme para garantir benefícios a longo prazo.
Óleo para cabelos ressecados também é indicado
Outro dica que pode ajudar a combater o problema é o uso de óleos específicos para cabelos ressecados. Além de tratar as partes secas e proteger as madeixas das agressões do dia a dia, esse óleo capilar também conta com a vantagem de deixar os fios mais brilhosos e nutridos sem correr o risco de pesá-los.
Mas, atenção: como o cabelo quimicamente tratado tende a ficar oleoso com mais facilidade, é importante ter o cuidado de não pesar a mão e aplicar uma pequena quantidade do produto apenas no comprimento e pontas após as finalizações.
Faça um corte para eliminar as pontas mais prejudicadas
Mesmo com o cronograma e o uso dos finalizadores corretos, em algumas situações, é necessário eliminar um pouco das pontas para que o cabelo fique com uma aparência mais bonita e cresça mais saudável - já que as pontinhas quebradiças também acabam comprometendo seu comprimento.
Por isso, se perceber que seus fios já estão muito prejudicados e não estão correspondendo aos tratamentos, a dica é aparar as pontas para tirar as partes mais ressecadas ou aproveitar a temporada de verão para atualizar o look com um corte médio. Depois, para evitar que o problema reapareça, basta voltar às primeiras dicas e acrescentar o cronograma e os finalizadores na rotina capilar.
Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia.