Nesse verão a tendência do loiro platinado está atingindo o seu auge e, com tanta gente clareando radicalmente o cabelo, também aumenta o medo dos danos que essa estação pode causar. Para evitar uma aparência ressecada, o desbotamento e até aquele temido efeito esverdeado o cabeleireiro Alê Crema ensina o que fazer. Confira as dicas do expert e aprenda a proteger seus fios super claros nessa temporada de calor.
Prevenir durante a estação é melhor do que remediar no fim do verão
Para Alê Crema, o melhor que uma loira platinada pode fazer é pensar nos tratamentos como uma prevenção aos danos do verão: "para alcançar o efeito platinado, exige-se muito do fio na hora da descoloração e, por isso, é preciso tomar mais cuidados", explica o cabeleireiro. Para isso é preciso montar uma rotina regrada e o expert revelou a que ele dá para suas clientes:
- Invista em um shampoo super hidratante seguido de um bom condicionador.
- Use uma máscara de reconstrução uma vez por semana.
- Uma vez por mês faça uma cauterização nos fios.
Aprenda a manter os reflexos acinzentados do seu loiro platinado no verão
Para que o seu platinado tenha o tom acinzentado que está em alta no momento, é preciso começar escolhendo a coloração certa. A linha Ice Colors, de Imédia Excellence, é a única com Neutralização Triplo Cinza, que já controla o indesejado efeito amarelado/alaranjado enquanto colore. Depois disso é preciso manter essa aparência e, para isso, os retoques são fundamentais: eles são feitos de 15 em 15 dias na raiz, mas podem ser expandidos para todo o cabelo por uns cinco minutinhos sempre que você perceber que ele está desbotando.
Esse desbotamento acontece por causa fatores externos como sol, vento, mar e piscina. Ao serem expostos a esses agentes, até mesmo os cabelos coloridos com Imédia Excellence Ice Colors podem perder gradativamente seu brilho acinzentado.
Proteger os fios diariamente e antes de entrar na água são passos fundamentais
As máscaras e a cauterização já são potentes blindagens para que o fio platinado não sofra tanto no verão, mas existem também outros protetores que devem estar sempre sobre os fios. Um deles é o creme para pentear com protetor solar, que ameniza o efeito do sol de todos os dias além de resguardar contra os ventos e a poluição - danos que podem fazer os fios ressecarem e perderem o brilho.
Além do dia a dia, o momento de praia ou piscina em si exige proteção extra antes de entrar na água: "por o cabelo estar quase branco, ele também está super poroso e o cloro da piscina penetra nesse fio que está com as escamas abertas", conta o cabeleireiro revelando que o resultado disso pode ser aquele temido efeito esverdeado. Para evitar o problema, Alê Crema diz que é preciso proteger os fios com produtos antes de mergulhar e deixar a piscina um pouco de lado dando preferência para outras formas de diversão.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.