Você já notou pintas vermelhas na pele do corpo, bem pequenas, que não coçam e nem incomodam? Provavelmente elas são as chamadas "nevos rubis", que são bolinhas de coloração avermelhada e aparecem de forma espontânea em várias partes do corpo, como pescoço, tórax, costas, pernas e também no rosto.
Também chamadas de "pintas de sangue", elas são bem comuns em quem tem a pele clara e mulheres grávidas, e são totalmente benignas. Saiba mais sobre as pintas vermelhas e como tratar a pele!
Pintas vermelhas na pele são pequenos vasos dilatados
As pintinhas vermelhas são pequenos vasos sanguíneos agrupados que se dilataram na superfície da pele - daí o motivo do alto relevo de algumas delas. Esses vasinhos dilatados não costumam ser um problema, mas se começarem a crescer ou se as manchinhas passarem de avermelhadas para amarronzadas, a dica é procurar um dermatologista para conferir o problema.
O fator principal do surgimento das "nevos rubis" é a genética e podem aparecer tanto em homens quanto em mulheres - principalmente as que estão grávidas. Apesar de não doerem e não causarem mal à saúde, as pintas vermelhas podem aumentar de tamanho ao longo da idade e podem sangrar quando traumatizadas, mas ainda assim, são inofensivas.
Pintas vermelhas podem aumentar ao longo dos anos e têm tratamento
A boa notícia é que as "nevos rubis" não têm relação com câncer de pele ou com nenhuma outra doença de pele: o único problema que pode causar incômodo é simplesmente o fator estético e, para isso, existem tratamentos para remover as bolinhas, mas que só podem ser feitos com o dermatologista. Nas mulheres grávidas, as pintinhas podem sumir espontaneamente e não costumam crescer de tamanho.
Manchas vermelhas na pele podem ser sinal de doença
É importante saber identificar as pintas vermelhas das manchas avermelhadas que podem surgir na pele. Enquanto as pintinhas têm uma cor forte, formato redondo e surgem espalhadas pela pele, as manchas vermelhas aparecem como placas e têm uma coloração vermelho mais fraca. Elas podem ser indícios de doenças como psoríase, micoses ou alergias a medicamentos ou alimentos. Se surgir a dúvida, a dica é procurar um dermatologista para avaliar caso a caso.
Como montar uma rotina de cuidados com a pele?
Quer saber como montar uma rotina de cuidados com a sua pele? Conheça o Skin Genius! A nova ferramenta de L’Oréal Paris avalia sua pele através de Inteligência Artificial e indica os melhores cuidados e produtos de skincare para sua pele. Faça o teste e entenda como começar a cuidar da sua pele.