Quando o assunto é pintar o cabelo, muitas pessoas logo se preocupam com os danos que podem ser causados pelas coloração nos fios. Assim como qualquer procedimento químico, a tinta de cabelo altera parte da fibra dos fios para que seja possível que a pigmentação fixe-se a eles, o que pode acabar resultando em danos primários, como ressecamento e opacidade.
O blog de Beleza Extraordinária te explica como escolher a tinta de cabelo para transformar o seu visual e ter o mínimo possível de danos nos fios, além de dicas de como manter o cabelo bem cuidado, com brilho e maciez após pintar os fios.
Pintar o cabelo danifica os fios?
O dano que o cabelo pode sofrer durante a coloração não é o mesmo comparado a procedimentos mais invasivos, como a descoloração e alisamentos, porém, ele existe em menores proporções no processo de tintura dos fios.
As colorações de cabelo, em geral, possuem amônia e, por isso, agem de formas mais profundas nos fios, afinal, esse composto químico auxilia na abertura das cutículas dos fios para que a pigmentação possa adentrar e fixar melhor na fibra.
Qual a melhor tinta para pintar o cabelo que não danifica?
A tinta de cabelo mais indicada para quem tem medo de pintar o cabelo é a coloração semi-permanente, uma vez que ela abre apenas a cutícula do fio e não acaba agindo profundamente na fibra. A tinta de cabelo sem amônia também é uma excelente alternativa para pintar o cabelo, afinal, o agente químico usado para realizar a abertura da fibra não é a amônia; sendo assim, quem tem alergia a amônia ou quer ter outra alternativa de coloração, a coloração sem amônia é uma boa aposta.
Como pintar o cabelo com tinta sem danificar os fios?
O primeiro passo para pintar o cabelo e não sofrer com danos é realizar o teste de mecha, assim você assegura que seu cabelo está apto a passar por uma transformação em segurança e não arriscar haver quebras ou corte químico por incompatibilidade química.
Outro ponto importante é realizar o cronograma capilar antes de pintar o cabelo e após o procedimento também, assim o seu cabelo irá recuperar hidratação, terá a barreira lipídica reforçada e repor a massa nos fios. As etapas de hidratação, nutrição e reconstrução são essenciais para cuidar da saúde do seu cabelo e evitar resultados indesejados ao pintar o cabelo.
Por último, faça a escolha de uma boa tinta de cabelo para realizar a sua transformação. Opte por coloração que tenha uma linha de cuidados pós-coloração, a fim de garantir que os fios sejam tratados logo após a coloração do cabelo.
Como escolher a tinta de cabelo?
Na hora de escolher a tinta do seu cabelo, leve em consideração quais os benefícios que a coloração oferece para que, na hora que a tinta estiver agindo no seu cabelo, o mesmo seja tratado por algum ativo que promova o brilho e maciez dos fios. Além disso, verifique se a coloração é compatível com cabelos quimicamente tratados, para evitar haja algum tipo de intercorrência durante a aplicação do produto nos fios.
Conheça a linha de Excellence Sem Amônia
O time de L’Oréal Paris está sempre inovando e pesquisando formas para que você possa realizar a coloração do seu cabelo com segurança e obter resultados surpreendentes e espetaculares, garantindo eficiência e qualidade em seus produtos. A linha de Excellence Sem Amônia foi desenvolvida para quem quer transformar o visual a ainda, sim, não quer usar produtos que contenham amônia para alcançar o resultado desejado.
A coloração de Excellence Sem Amônia é capaz de cobrir 100% dos fios brancos proporcionando, também, 98% menos quebra e fios mais saudáveis, graças a seu kit de coloração que contém a Rotina de Triplo Cuidado, inspirada nos salões para que sua cor, seu cabelo e couro cabeludo sejam cuidados e obter menos danos.