Os pés de galinha são rugas que surgem nas laterais dos olhos, criando marquinhas que ficam ainda mais evidentes quando a gente sorri. Apesar de serem necessárias - e bem-vindas! - para deixar a expressão facial natural, ao longo do tempo, as marcas pode ficar mais evidentes.
É que além das expressões do rosto, os pés de galinha também surgem por causa da exposição solar exagerada, da falta de cuidados com a pele e até mesmo por problemas de visão, como a miopia, que forçam os movimentos dos olhos. Apesar de quase sempre serem as primeiras ruguinhas a surgirem, lá pelos 25 ou 30 anos, a boa notícia é que existem formas de suavizá-las, e a gente te conta 4 delas aqui embaixo!
1. Cremes anti-rugas: Retinol e Pro-Xylane suavizam pés de galinha
Quer uma boa notícia? Dá para suavizar os pés de galinha em casa! O primeiro cuidado é ter um creme anti-rugas para chamar de seu, que pode ter ativos como Retinol, Pro-Xylane e LHA - que é um derivado do ácido salicílico. Essas substâncias conseguem preencher os vincos das linhas marcadas nas laterais dos olhos, melhorando o tônus e evitando que os pés de galinha fiquem mais fortes.
Ideal para: quem só tem pés de galinha ao sorrir e ao se expressar.
Ativos: o Retinol, o LHA e Pro-Xylane são substâncias que estimulam a produção de colágeno, que é a proteína que responsável por deixar a pele lisinha e mais firme. Dá para buscar por esses ativos nas fórmulas dos cremes hidratantes, e podem ser usados em qualquer tipo de pele.
2. Protetor solar: usar o produto todos os dias ameniza as marcas nos olhos
Usar protetor solar todos os dias pode amenizar - e muito! - a aparência das ruguinhas do rosto! E o motivo é simples: os raios solares são capazes de quebrar as fibras de colágeno e elastina da nossa pele, fazendo com que ela fique mais fina e flácida. Faça o teste: aposte em filtros todos os dias, até mesmo em dias nublados, com FPS superior à 30, sempre antes da maquiagem. Depois de algum tempo, as linhas ficam menos marcadas e a prevenção será super potente!
Ideal para: todos os tipos de pele, em qualquer idade!
Qual filtro escolher? Existem filtros solares com várias texturas, acabamentos e com ativos anti-rugas. Aqui, você pode descobrir o que mais combina com você!
3. Laser CO2 fracionado: técnica estimula o colágeno
O laser CO2 fracionado é feito em consultórios dermatológicos: ele age estimulando o colágeno de dentro para fora, fazendo com que os pés de galinha mais marcados desapareçam em cerca de 3 a 5 sessões. Isso acontece porque o aparelho provoca uma retração da pele, fazendo com que ela se estique e, assim, mande embora as ruguinhas.
Ideal para: quem tem pés de galinha mais marcados, que aparecem até mesmo sem movimentos faciais. Também pode ser feito por quem tem manchinhas na área dos olhos.
4. Botox: preenchimento da toxina paralisa o acúmulo de pele
A toxina botulínica - ou o famoso botox - atua aliviando a tensão da musculatura e suas contrações, ou seja, o acúmulo de pele nas laterais do rosto, quando a gente sorri. A técnica pode ser feita em consultórios dermatológicos e dura cerca de 4 a 6 meses.
Ideal para: quem tem rugas que só aparecem com as expressões faciais e para quem tem rugas mais intensas e marcadas.
Matéria publicada em 01 de Abril de 2021, por Webedia.