A festa de formatura é um momento especial para quem passou anos se dedicando aos estudos. Ao contrário do casamento, onde a noiva é o destaque da festa, os holofotes precisam ser divididos entre as formandas. Se na colação a tradição é optar por um estilo mais discreto, pelo uso da beca e capelo, na festa o momento de apostar em uma produção mais sofisticada dos pés à cabeça. É importante lembrar que o penteado deve acompanhar o estilo do vestido para que o visual fique harmônico.
Fios soltos, mas turbinados
A festa de formatura é a ocasião ideal para arriscar um penteado mais glamouroso sem ter medo de exagerar. Para as mais discretas e clássicas que preferem usar fios soltos, uma das opções é apostar na textura. Escolha ondas largas para um estilo "old Hollywood"; cachos modelados para um ar romântico ou mesmo um "wet hair", o penteado de aspecto molhado, que dá um visual poderoso e diferente.
Coques de diversos tipos e formatos
O coque é um dos penteados preferidos para a festa de formatura. Ele funciona para quem quer dar destaque ao rosto e construir um visual mais elegante, valorizando a maquiagem, ou para valorizar as madeixas no momento da comemoração. As opções de coques são diversas e combinam com todos os estilos: das mais exuberantes, que apostam em penteados rebuscados com trançados e torcidos, às mais clássicas, com penteados baixos, valorizados por um acessório ou um desfiado no topo.
Tranças e rabos de cavalo em alta
Como os coques dominam as cerimônias mais formais, escolher tranças e rabos de cavalo pode ser a saída para se diferenciar na festa. O rabo de cavalo, por exemplo, pode ser alto e dar um ar de mulher fatal. As versões com volume ajudam a alongar a silhueta de quem não está acostumada a usar vestido longo, já os baixos e discretos são ideais para acompanhar uma maquiagem dramática. A trança também tem diversas variações, mas podem vir apenas como detalhe, incrementando o penteado. Os modelos embutidos, no estilo espinha de peixe, ou tiara de trança combinam principalmente com produções femininas.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.