Quem tem o cabelo curto sempre fica em dúvida na hora de apostar em penteados: como arrumar os fios curtinhos e variar o visual para o trabalho ou uma festa? E mais importante ainda, como manter tudo no lugar? Com os truques e os estilos certos, é possível, sim, arrasar com um penteado no cabelo curto! Confira quatro dicas de como prender os fios mais curtinhos!
Grampos ajudam a manter penteados no lugar em cabelos curtos
Os grampos são os maiores aliados de penteados em cabelo curto: eles são essenciais para segurar tranças e coques nos fios mais curtinhos, já que o comprimento menor pode não dar a fixação necessária para eles. Além disso, os grampos são ótimos para manter franjas e mechas teimosas fora do rosto!
Para coques, por exemplo, vá colocando um grampinho a cada torcida no cabelo, garantindo que o penteado fique no lugar. No caso das tranças, use os grampos para prender aquelas mechas mais curtas que escaparam do penteado. É garantia de um acabamento mais polido e arrumado!
Dica: Para que o penteado no cabelo curto dure ainda mais, prenda os grampos com o lado ondulado para baixo. As curvas vão ajudar o acessório a fixar melhor nos fios!
A trança embutida é ideal para cabelos curtos
Se você acha que não é possível fazer tranças em cabelos mais curtos, está enganada! O segredo é apostar na trança embutida, que é feita desde a raiz e fica bem coladinha à cabeça. Versátil, ela pode ser feita em quase todos os comprimentos de fios! O truque aqui é fazê-la nas laterais da cabeça ou na franja para incrementar o cabelo solto ou até investir em boxer braids menores!
Dica: Tranças e efeitos torcidos em versões mini também podem ser feitos no cabelo curto para decorar semi-presos ou criar outros penteados mais elaborados! Use alguns grampos para prendê-los no lugar e prender fios soltos.
Coques menores são penteados ideais para o cabelo curto
O coque é dos penteados que mais causa dificuldade em quem tem o cabelo curto, já que o comprimento não permite mantê-lo certinho e no lugar. Para fazê-lo funcionar, a dica é deixar o coque alto e cheio um pouco de lado e apostar no half-bun, que precisa de menos fios para ser feito e pode ser preso com um ou dois grampos. Versões mais baixas e bagunçadinhas do coque também são ótimas para quem tem o cabelo curto, já que podem ser feitas com efeitos torcidos.
Dica: caso você queira um coque bem volumoso, aposte na rosquinha! Ela pode ser improvisada com uma meia calça e ajuda a construir o penteado. Basta usar o cabelo para cobrir o acessório e prender as pontas com um grampinho.
Gel e pomada ajudam a estilizar penteados para cabelos super curtos
Quem resolveu adotar cortes supercurtinhos, como o ousado pixie cut, não precisa abrir mão de estilizar o cabelo bem curto para uma ocasião especial ou um dia no trabalho. Apesar de não poder lançar mão de tranças e outros penteados, é possível criar um resultado super charmoso com um pouquinho de gel ou pomada e alguns acessórios! Você pode combinar o efeito messy com uma tiara delicada, criando um contraste interessante. Quem tem um pouquinho mais de comprimento pode apostar em um topete para um visual mais rocker.
Matéria publicada em 25 de fevereiro 2021, por Webedia.