Nem todo mundo tem preferência por realizar casamentos religiosos, alguns casais podem optar por oficializar a relação com um casamento civil, realizado no cartório ou em um espaço reservado com a presença de um "Juiz de Paz". Quando trata-se da preparação que a noiva deve ter para esse dia, aparecem muitas dúvidas com relação a quantas pessoas chamar, o que vestir e até mesmo qual penteado usar. Como é uma ocasião que pede uma produção sóbria, o ideal é apostar na simplicidade.
Penteados clássicos devem acompanhar looks clássicos
Segundo a consultora de moda Amália Piffero, roupa e cabelo devem acompanhar o mesmo estilo: "se a mulher prefere um vestido clássico, o penteado deve ser mais alinhado". Nesse caso, a variação de coques é a melhor opção. As moças podem apostar no estilo alto para garantir alguns centímetros a mais e alongar a silhueta - como o coque ballet - ou usá-los de forma lateral. Os presos para o lado são alternativas mais românticas, ainda que sóbrias, e podem ser incrementadas com presilhas com pedras brilhosas para sofisticar o visual. A franja lateral solta no rosto pode ser acrescentada para dar emoção ao penteado e suavizar o rosto.
Os semi-presos também são bem vindos nesse tipo de ocasião. Apesar de passarem uma imagem jovial, garentem um look "arrumadinho" principalmente para as mulheres que optarem por vestidos. Vale lembrar que o comprimento muito curto é inadequado para apresentar-se no cartório.
Se deseja usar um vestido branco, aposte nos modelos discretos, usados em festas, e que não possuam tecidos armados ou muito texturizados com bordados e pedraria. "Os acessórios de noiva como véu, luvas ou coroas também não ornam com casamentos no cartório", explica a consultora.
"Conjuntinhos" de duas peças pedem penteados mais descontraídos
Como o casamento civil pode ser feito no cartório durante o dia ou em salões de festas e locais escolhidos pelos noivos, o peso da "cerimônia" é menor. Se a preferência da noiva é vestir um conjunto de roupas com duas peças - que pode tornar um look muito "sério", Amália recomenda investir em penteados mais descontraídos sem perder a elegância: "o coque banana pode ser uma excelente opção, é mais despojado e comprometido ao mesmo tempo". O rabo de cavalo pode ser apostado com uma franja, visto que preso inteiramente para trás deixará a produção com aparência corporativa.
Os cabelos soltos também podem amenizar a seriedade da produção se forem bem arrumados, escovados com volume e ondas largas feitas de babyliss. O cabelo com volume controlado e ondas marcadas sempre garante um toque glamouroso ao simples.
Sobre as casquetes de cabelo - acessórios semelhantes a um pequeno chapéu - Amália aconselha que sejam usados somente se o casamento for realizado em um local fora do cartório: "se o casamento for em casa ou em um ambiente mais sofisticado, com festa após a cerimônia, os casquetes são bem vindos. Mas lembre-se de utilizar o acessório apenas com roupas de tecidos finos".
Matéria publicada em 13 de abril de 2021, por Webedia.