Não se deixe enganar pelo brilho extra no seu rosto: mesmo quem tem pele oleosa pode sofrer com a desidratação cutânea! Em geral, a confusão é bastante comum e acontece por conta do medo de investir no uso do hidratante, ou pelo excesso de exposição solar e pouco consumo de água, por exemplo.
Com o tempo, o resultado são várias linhas de expressão bem marcadas e manchinhas se espalhando pelo rosto, além do aumento da oleosidade em pontos específicos para tentar compensar a falta de água - mas, não se preocupe, é possível tratar todos esses efeitos colaterais com algumas pequenas intervenções no dia a dia e na rotina de beleza. Continue lendo a matéria e saiba mais sobre o assunto!
Pele oleosa pode ficar desidratada sim: entenda a diferença entre água e óleo na pele
Ao contrário do que a maioria pensa, a hidratação de uma pele é medida pelo nível de água no interior das células e não pela quantidade de óleo produzida no rosto - embora a oleosidade tenha função umectante e protetora da derme.
No entanto, para evitar que as glândulas sebáceas sejam estimuladas a trabalhar em dobro a fim de compensar o ressecamento - causando todo o desconforto do "efeito rebote" -, o melhor caminho é investir no maior consumo de água e, é claro, na aplicação diária de cremes hidratantes durante o ritual de beleza.
Hidratantes à base de água e ácido hialurônico podem ajudar a melhorar o nível de hidratação da pele oleosa
E por falar em cremes hidratantes, para preservar a saúde da pele oleosa, vale a pena preferir os que forem mais leves e com fórmula à base de água. Desse jeito, o produto será absorvido corretamente pelo rosto, sem entupir os poros, garantindo a hidratação na medida certa e necessária para o dia a dia.
Além disso, produtos com ácido hialurônico também são outra boa alternativa, uma vez que essa substância ajuda a proteger as moléculas de água dentro a pele. Isso faz com que o rosto ganhe mais elasticidade e fique bem mais luminoso e cheio de viço - combatendo, dessa maneira, as linhas de expressão que se formam por causa do ressecamento.
Água micelar é a melhor aliada da pele oleosa desidratada
Ainda quanto aos cuidados diários, é preciso tomar medidas preventivas até mesmo na hora de higienizar e demaquilar a pele, fugindo dos produtos que contenham óleo e investindo nas composições suaves e hidratantes. A água micelar, por exemplo, consegue oferecer as duas funções enquanto reequilibra o pH da pele oleosa, retira a maquiagem (até mesmo aquelas à prova d'água) e garante uma sensação sequinha e fresca no rosto. Com o uso diário desse produto e os cuidados certos na rotina, vai ser questão de tempo até que o ressecamento seja coisa do passado!
Matéria publicada em 30 de março 2021, por Webedia.