Você já deve ter ouvido falar no termo "pele casca de laranja", não é? Ele se refere aos poros muito aparentes e textura mais áspera, que pode afetar tanto quem sofre com oleosidade quanto quem tem a derme mais seca ou mista.
Pensando nisso, para te ajudar a prevenir o problema ou tentar contornar a situação se ele já está te incomodando, separamos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na sua rotina de beleza. Confira!
LIMPEZA FACIAL
Esfoliação é principal cuidado para evitar a pele casca de laranja
A esfoliação traz muitos benefícios para a pele - como garantir uma limpeza mais profunda e ajudar a prevenir as marcas de expressão. Mas você sabia que, além disso, ela também é uma importante aliada para evitar a tal aparência de "casca de laranja"?
Isso acontece porque, graças à ação de suas microesferas esfoliantes, ela ajuda a desobstruir os poros e deixá-los com uma aparência menos visível. Mas, para aproveitar a técnica sem correr o risco de sofrer com o efeito rebote, o ideal é seguir a frequência indicada para cada tipo de pele:
Oleosas: até duas vezes na semana;
Secas: uma vez ou a cada 15 dias;
Normais e mistas: uma vez a cada sete dias.
Protetor solar também faz toda a diferença
A esfoliação não é o único cuidado que você precisa adicionar na sua rotina de beleza: outra dica muito importante para evitar que os poros fiquem dilatados é ter o hábito aplicar protetor solar todos os dias! O motivo? É que, além de facilitarem o aparecimento de marcas de expressão, manchas e até doenças mais séries, os raios solares também estão entre os principais responsáveis pela aparência "casca de laranja".
Por causa disso, use o produto todos os dias pela manhã e reaplique de duas em duas horas se for ficar muito exposta ao sol. Se tiver pele oleosa, não precisa se preocupar com o efeito do produto: para fugir do aspecto brilhoso e não correr o risco de acabar com mais sebo, é só apostar nas versões com toque seco.
Pele oleosa precisa de produtos que controlem a produção de sebo para completar a rotina
Por mais que qualquer tipo de pele possa sofrer com a aparência "casca de laranja", são as oleosas que têm mais tendência ao problema dos poros dilatados. Por isso, além de todos esses cuidados, quem lida com o excesso de óleo também precisa incluir na rotina produtos de limpeza que ajudem a controlar a produção de sebo.
Conhecidos como seborregulares, eles ajudam a impedir o acúmulo de gordura no rosto e a produção excessiva das glândulas sebáceas - dois problemas que facilitam a obstrução dos poros e impedem que a pele fique com uma superfície lisinha.
Produtos com ácido e tratamento a laser também ajudam a combater a aparência 'casca de laranja'
Não seguiu todas essas dicas a tempo e já está com os poros superdilatados? Calma, ainda tem solução! Existem tratamentos que ajudam a reverter o quadro e que, a longo prazo, conseguem te deixar com a pele lisinha e bonita novamente.
Um deles é o uso de produtos com ácido na fórmula - como o salicílico, por exemplo, que ajuda a desintoxicar e fechar os poros. Então, para começar já o tratamento, marque uma consulta com seu dermatologista para que ele avalie sua pele e indique a melhor opção para o seu caso.
Outra saída para melhorar a textura da pele é o tratamento a laser. Por estimular a renovação das células da pele, ele consegue agir nas camadas mais profundas para amenizar a aparência dos poros e te deixar com um rosto impecável novamente. Para saber mais sobre os cuidados necessários depois de uma sessão, é só conferir essa matéria aqui.
Matéria publicada em 01 de Abril de 2021, por Webedia.