As mechas "tiger eye" são uma das tendências de coloração mais quentes do momento! Destaque no Instagram e no Pinterest, o efeito chama atenção com a mistura de nuances douradas, bronze e amarronzadas, entregando um iluminado sutil perfeito para quem quer abandonar os fios escuros sem ousar demais. Quer aderir ao look? Descubra o passo a passo da técnica para já chegar ao salão de cabeleireiro sem dúvidas sobre o procedimento!
Balaiagem entrega os reflexos iluminados da 'Tiger Eye'
A técnica de balaiagem é a responsável pelos reflexos que chamam atenção na tendência "tiger eye". Poupando a raiz e intercalando mechas grossas e finas, ela entrega um efeito supernatural nas madeixas com as nuances mais claras bem distribuídas em degradê, do meio para as pontas do cabelo.
Nesse procedimento, diferentemente das luzes, o cabelo não é colorido - ou descolorido, dependendo da cor natural e do efeito que se deseja alcançar - com a ajuda de toucas ou papel alumínio. Em vez disso, as mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel, de forma que apareçam bem espalhadas e fininhas em cada seção.
Raiz dividida em zigue-zague garante efeito em degradê
Um detalhe que diferencia as mechas tiger eye das demais é o caimento em degradê no comprimento dos fios. Para conseguir esse efeito que faz toda a diferença na tendência, um truque simples é deixar a raiz com divisão em zigue-zague antes de dividir o cabelo em seções.
Dessa forma, além de facilitar o clareamento apenas nas mechas da transversal, os pontos de luz ficarão distribuídos de forma mais natural por todo o comprimento - sem um efeito marcado e com um acabamento mais leve.
Confira o passo a passo do procedimento:
1 - Com o cabelo seco, comece fazendo a divisão em zigue-zague na raiz;
2 - Feito isso, divida os fios em quatro partes: duas laterais, uma no topo e outra na nuca;
3 - Começando pela seção da nuca, separe mechas bem fininhas da transversal. Evite alguns centímetros da raiz e, com a ajuda de um pente ou pincel, aplique a coloração ou descoloração para fazer o primeiro efeito iluminado. Para saber qual dos dois é indicado para o seu caso, é preciso que o seu cabeleireiro avalie sua cor natural e até quantos tons ele é capaz de clarear. Mas, lembre-se: se ele não estiver mais virgem, como tinta não clareia tinta, só a descoloração é indicada.
4 - Depois de fazer esse procedimento em toda a nuca, parta para a segunda seção. Para fazer a mescla de cores do "tiger eye", separe mechas mais grossas e deixe a iluminação com um tom um mais escuro que o anterior;
5 - Agora, na próxima e nas demais seções, vá intercalando a largura e tonalidade das mechas. Por exemplo: na terceira seção, volte para as mechinhas finas e bem claras; na quarta, separe as mais grossas e use um tom um pouco mais escuro. Faça isso até terminar todo o cabelo;
6 - Ao finalizar o processo, deixe a coloração agindo pelo tempo determinado pelo fabricante;
7 - Passado o tempo, enxague os fios abundantemente para que não sobre nenhum resíduo de produto;
8 - Se o seu cabelo for de base escura e apresentar pigmentos avermelhados e acobreados, aplique um tonalizante com reflexos acinzentados para neutralizar a cor;
9 - Pronto! Suas madeixas já estão com o efeito iluminado do momento. Agora, é só seguir uma rotina de cuidados específicos na pós-coloração - como uma rotina intensa de hidratações, reconstruções e cremes de pentear com filtro solar para que a cor não desbote.
Dica: o ideal sempre é procurar um profissional qualificado para garantir que as suas mechas "tiger eye" fiquem impecáveis e sem entregar qualquer dano aos fios.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.