Entram tendência novas de beleza, saem as antigas e a trança escama de peixe continua firme e forte entre os penteados favoritos das mulheres. Diferente e exótico, esse tipo de penteado cai bem de inverno a verão e é presença certa em inúmeros desfiles e editoriais de moda. Famosas como Blake Lively, Vanessa Hudgens e Kim Kadarshian são apenas algumas das adeptas dessa trança, que também é chamada de "fishtail braid" ou, em bom português, "espinha de peixe" e remete à sensualidade descontraída dos cabelos de praia.
Penteado dá destaque a cabelos com mechas
Ao invés de usar três mechas de cabelo (como a trança clássica), a trança escama de peixe usa apenas duas tiras de cabelo - o que deixa o penteado mais frouxo e solto. Essa trança versátil é uma maneira feminina e sofisticada de dar destaque aos reflexos e nuances mais claras dos cabelos, além de mesclar a sofisticação que só os penteados embutidos possuem. Confira o passo a passo do penteado elaborado pelo hairstylist Márcio Sanchez:
1) Comece com os cabelos bem lavados e limpos, dividindo-os em duas partes iguais. Se preferir, faça uma risca com a ajuda de um pente no topo da cabeça para a divisão ficar exata.
2) Separe uma mecha fina do lado externo da mecha direita, direcionando-a para o outro lado da cabeça.
3) Faça o mesmo do outro lado: pegue uma tira fina de cabelo da extremidade esquerda e passe-a por cima da mecha direita que foi cruzada no passo anterior.
4) Para não se confundir e embaraçar os fios, use os polegares para prender as mechas mais grossas e separa-las das finas que estiverem sendo adicionadas.
5) Quanto mais finas forem as mechas separadas, mais delicada será a sua trança.
6) Pegue outra mecha da extremidade do lado direito e cruze-a em direção ao centro, de modo a formar um "X".
7) Faça o mesmo do outro lado, sempre direcionando a mecha fina da extremidade para o lado oposto.
8) À medida que for fazendo a trança, é possível apertar as mechas, deixando-as bem rígidas em um estilo mais polido, ou soltando-as, de maneira descontraída, para um penteado mais despojado
9) Reproduza os movimentos repetidamente. Aos poucos, a trança vai ganhando formato.
10) Se tiver fios crespos e desejar um resultado mais definido, faça uma escova nos cabelos antes de começar o passo a passo.
11) Para um visual mais despretensioso, dê leves puxadinhas na base da trança. Isso fará com que os "gominhos" do penteado fiquem mais frouxos e encorpados.
12) A trança pode ser feita por toda a extensão dos fios, mas ao parar na altura da nuca, ela fica embutida apenas ao redor da cabeça, deixando o comprimento solto e em sua textura natural.
13) Prenda os fios com um elástico de silicone transparente ou da mesma cor dos cabelos. Se desejar, passe um pouco de spray para fixar melhor a trança e evitar que ela se desmanche.
14) O penteado está pronto!
Matéria publicada em 12 de fevereiro 2021, por Webedia.