Quem tem cabelos finos muitas vezes sofre para fazer penteados. Ainda que sejam longos, o pouco volume das madeixas não ajuda muito na hora de compor "aquele" efeito no cabelo: rabos de cavalo ficam extremamente finos e coques, muitas vezes, desmancham rapidamente. Porém, existem diversos truques na hora de compor penteados para esse tipo de cabelo - como enchimentos , texturização, entre vários outros.
A hairstylist Mariana Gorini ensinou um deles: ela criou um tipo de semi preso democrático que cai bem em todos os tipos de cabelo - principalmente nos longos e fininhos. O penteado, que mescla o glamour das tranças embutidas com a delicadeza das tranças em detalhe é fácil de fazer e perfeito para looks bem femininos em ocasiões especiais. Confira:
1) Antes de tudo, certifique-se que seus fios estejam secos e desembaraçados. Este passo é essencial para que as trancinhas fiquem perfeitas e não criem um nó nos fios quando você for desfazê-las.
2) Divida os fios ao meio ou lateralmente, conforme você já tem o costume de repartir. Pegue três tiras fininhas da parte da frente do cabelo, um pouco acima da orelha e, caso seja preciso, prenda o resto das madeixas com um prendedor (para facilitar a visualização das mechas).
3) Comece a trançar as três mechinhas finas.
4) Não é necessário trançar todo o comprimento - pois ele se juntará, no final do penteado, aos fios soltos. Quando terminar, prenda com um elástico da cor do seu cabelo ou incolor.
5) Faça o mesmo do outro lado da cabeça.
6) Agora é a hora de começar a trançar o topo da cabeça.
7) Quando a trança já tiver adquirido um comprimento considerável, comece a acrescentar outras mechas bem finas do comprimento do cabelo para formar a trança embutida.
8) Para o penteado ficar bem delicado, vá acrescentando mechas finas aos poucos.
9) Quando a trança embutida já tiver chegado, mais ou menos, até o meio da cabeça, é hora de adicionar as tranças fininhas laterais que foram feitas nos primeiros passos do penteado.
10) Acrescente as trancinhas que foram feitas dos dois lados.
11) Continue trançando os fios até o comprimento que julgar ideal.
12) Após prender a trança com um elástico, puxe os gomos para fora de modo que eles fiquem mais "fofinhos" e frouxos.
13) Fixe a região em que a trancinha lateral foi unida à trança embutida com um grampo da cor do seu cabelo, para que o penteado não se desmanche. Certifique-se de que os grampos estejam bem escondidos.
14) O penteado está pronto!
Matéria publicada em 12 de fevereiro 2021, por Webedia.