A maquiagem costuma ser um dos passos diários da rotina de beleza de muitas mulheres - até por que, quem não ama ter uma aliada para esconder algumas imperfeições, disfarçar as olheiras em volta dos olhos e dar um ar de saúde extra ao visual, né?
Ainda assim, não faltam boatos sobre como aplicar base, corretivo e pó todos os dias pode envelhecer o rosto, e até mesmo o quanto parar de usar maquiagem pode melhorar a pele... mas será? Pedimos a ajuda da dermatologista Renata Ayd para descobrir!
Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele
Tem problema usar maquiagem todos os dias?
Desmistificando de uma vez o assunto, a dermatologista Renata Ayd garante que não é necessário excluir a make da rotina. "Uma boa maquiagem conta com componentes hidratantes, vitaminas e antioxidantes. Desde que de boa qualidade e procedência, e que sejam indicados para o tipo de pele da pessoa, podem sim ser usados no dia a dia", garante.
Ou seja: base, blush, corretivo e outros produtinhos podem ser usados sem problema, mas lembre-se de ficar atenta aos detalhes, viu? É importante procurar exatamente o tipo de make que se encaixa nas necessidades do seu rosto.
E como a maquiagem pode prejudicar a saúde do rosto?
Talvez você esteja se perguntando, "mas afinal de contas, o que poderia acontecer de ruim se eu usasse a maquiagem errada?". A resposta é simples: de acordo com Renata, quando uma maquiagem para pele seca é aplicada numa pele mista a oleosa, por exemplo, pode ser que os produtos obstruam os poros e isso cause acne.
"Além disso, as maquiagens mais duradouras tendem a ser mais resistentes e espessas, precisando de demaquilante específico para limpar a pele sem deixar resíduos. Uma limpeza insuficiente do rosto vai causando o acúmulo de produtos, o que traz bastante prejuízos a pele, deixando ela suja, opaca e sem brilho", alerta a médica.
Parar de usar maquiagem melhora a pele?
Agora, se você chegou a pensar que parar de usar maquiagem definitivamente seria a melhor opção, saiba que não necessariamente. "Há maquiagens com ativos específicos que podem até ajudar a melhorar lesões de acne, mas a pele também precisa respirar", explica Renata.
Isso significa que, sim, certos tipos de maquiagem podem até melhorar o aspecto da pele - mas, ainda assim, é preciso lembrar de manter limpeza e cuidados em dia (especialmente antes de dormir, com a água micelar bifásica) para remover todos os resquícios e fazer com que o rosto se mantenha saudável.
Dicas da dermato para conciliar o uso da make e manter o rosto saudável:
Para deixar tudo bem claro, pedimos à dermatologista que fizesse uma listinha com as dicas mais importantes para quem não abre mão da maquiagem e quer manter a pele perfeita. O resultado você confere aqui embaixo, nas palavras de Renata:
- Limpe muito bem a pele;
- Demaquilante pode ser a base de água, solução micelar, sabonetes sem sulfato ou soluções bifásicas;
- Hidrate bem a pele, inclusive antes da maquiagem. Isso pode ajudar a prevenir possíveis alergias;
- Nunca, nunca durma sem retirar a maquiagem;
- Cuidado com brilhos e tintas sintéticas usadas em algumas maquiagens profissionais;
- Não se exponha ao sol maquiada: alguns componentes podem reagir com o sol e causar até queimaduras;
- Não use maquiagem em cima da pele machucada, pois pode causar uma infecção;
- Respeite o limite de idade das maquiagens. Crianças pequenas não devem usar maquiagens de adultos;
- Por fim, escolha uma boa maquiagem e a maneira certa de removê-la e você não terá problemas!
Matéria publicada em 31 de março 2021, por Webedia.