As olheiras são geralmente associadas à falta de sono e ao cansaço. As manchas escuras e a pele embaixo dos olhos muitas vezes inchada é uma das maiores preocupações das mulheres, mas além do cansaço, elas também podem aparecer por vários outros motivos: retenção de fluidos, acúmulo de melanina e também devido à genética. Entenda os diferentes motivos que fazem as olheiras surgirem e saiba como evitar.
Pele fina e má-circulação sanguínea são principais causas das olheiras
Existem vários tipos de olheiras, e consequentemente, diversos motivos que acarretam as manchas escuras na região dos olhos. O principal deles é realmente o cansaço e sono desregulado, que afetam a circulação do sangue na área. Mas a flacidez e o excesso de melanina, no caso de quem tem a pele negra ou morena, também fazem com que a pele escureça. Confira os detalhes de cada motivo:
Flacidez: A pele ao redor dos olhos é naturalmente mais fina, e quando começa a mostrar sinais de flacidez, ela fica mais transparente e então começa a exibir os vasos sanguíneos de forma mais evidente.
Cansaço: Falta de sono, cansaço, período pré-menstrual e estresse podem deixar a pele embaixo dos olhos mais escura devido ao aumento do cortisol - hormônio que ajuda a manter o corpo com energia. Com o aumento do cortisol, aumenta também o volume do sangue no organismo, expandindo os vasos sanguíneos e fazendo com que estes apareçam mais, principalmente onde a pele é mais fina.
Retenção de fluidos: É quando as olheiras são azuis. A retenção de líquidos pode acontecer devido ao cansaço, mas também pode se agravar devido ao consumo de sal ou cigarro.
Hiperpigmentação: É quando há excesso de melanina na pele que é exposta ao sol, como acontece com as negras e morenas. Os raios solares podem manchar a pele com excesso de melanina, fazendo com que a área das olheiras fique com uma coloração mais escura.
Genética: As olheiras também podem surgir por caráter genético. Normalmente, quem tem a pele morena, negra e com descendência árabe e indiana, costuma ter o contorno dos olhos mais escuro e profundo do que o restante da pele do rosto.
Saiba as maneiras de evitar as olheiras
Existem várias formas de evitar as olheiras: melhorando a má-circulação do sangue, protegendo a pele do sol e apostando em cremes antirrugas que deixem a pele mais firme e longe da flacidez. Saiba os detalhes de cada forma de prevenção:
Protetor solar: o protetor solar específico para o rosto, além de evitar a flacidez e as linhas finas causadas pelo sol, também evita o aumento da pigmentação na área.
Creme antirrugas: cremes antirrugas com ativos como vitamina C e E, além de Niacinamida, derivada da vitamina B3, são capazes de regular a produção de melanina e, assim, clarear a pele.
Máscaras faciais: aplicar uma máscara facial de argila com ação detox, como as de cor preta, por exemplo, também é uma ótima forma de prevenir olheiras, porque a fórmula acaba sendo iluminadora e atenuante de linhas finas.
Massagens faciais: as massagens na área dos olhos também ajudam a prevenir a retenção de fluidos e ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Aproveite a aplicação do creme para massagear a área: aqui, você pode conferir algumas formas de fazer.
Matéria publicada em 05 de março 2021, por Webedia.