As olheiras são caracterizadas por manchas escuras que surgem embaixo dos olhos, esse problema está associado com diversos fatores como alteração do pigmento da região, cansaço e problemas de vasculação. Para te ajudar entender como as olheiras surgem no rosto, quais são os tipos e como tratar. O blog Beleza Extraordinária, junto com a dermatologista Hadassa Barros, separou as principais informações sobre esse problema. Entenda como minimizar e evitar o aparecimento das olheiras!
O que causa as olheiras?
As olheiras podem surgir no rosto por conta da alteração da pigmentação da região dos olhos, por cansaço excessivo e também por falta de proteção e hidratação da região. A dermatologista Hadassa Barros destaca as principais causas do surgimento das olheiras no rosto. “Grande parte das olheiras são de causa multifatorial, ou seja, elas têm mais de uma causa. Por exemplo, as olheiras manchadas geralmente são causadas por pigmento, na sua grande maioria, pela melanina. Mas podem ser causadas pela hemossiderina, que é um pigmento que tem relação com o sangue”.
“Existem também as olheiras que são causadas por essa vascularização, são olheiras mais arroxeadas que contam com uma série de vasinhos na região. E tem também as olheiras profundas, que podem surgir no rosto por influência genética. Além disso, tem as olheiras derivadas da flacidez facial”. A causa das olheiras está relacionada com os diferentes tipos de olheiras, que refletem na aparência delas no rosto.
Quais são os tipos de olheiras?
As olheiras podem ser divididas em 4 tipos: olheiras pigmentares, vasculares, profundas e mistas. Abaixo, entenda quais são as principais características e causas de cada uma.
1. Olheira pigmentar: são olheiras causadas por pigmentos, como a melanina e hemossiderina. Elas têm coloração mais amarronzada e são muito comuns em pessoas de pele negra. Esse tipo de olheira pode ser intensificada com a exposição solar sem proteção, o que aumenta a hiperpigmentação da pele.
2. Olheiras vasculares: são aquelas que apresentam uma coloração escura, mas tem uma coloração mais azulada. Outra característica das olheiras vasculares é que elas apresentam alguns vasinhos quando a pele é esticada. Essas olheiras estão relacionadas com a dificuldade da circulação sanguínea na região, o que faz com que os vasos da região dos olhos fiquem congestionados. Esse tipo de olheiras pode ser intensificada por noites mal dormidas, tabagismo e excesso do consumo de álcool.
3. Olheiras profundas ou estruturais: esse tipo de olheira é causada por bolsinhas de gorduras. As olheiras profundas também podem dar um aspecto de olheira manchada. As olheiras profundas são influenciadas pela herança genética e estão associadas com a flacidez facial da pele que pode ser intensificada através da falta de hidratação e de ativos importantes como o colágeno e o ácido hialurônico.
4. Olheiras mistas: essas olheiras são aquelas que misturam mais de um tipo das olheiras anteriormente citadas. Entender quais são as misturas que podem estar presentes no seu corpo é essencial para entender qual o melhor tratamento.
É normal ter olheiras?
“Ter olheiras não é normal, mas é extremamente frequente”, explica a dermatologista Hadassa Barros. “Existem olheiras por questões genéticas, a constituição óssea das pessoas pode deixar o aspecto de olheira profunda. Pacientes com mais melanina tendem a ter olheiras e alguns hábitos comportamentais podem influenciar no desenvolvimento das olheiras”, explica. A dermatologista ainda ressalta que as olheiras são um processo natural do processo de envelhecimento. Porém, o aparecimento precoce delas merece atenção e os cuidados necessários.
O que piora as olheiras?
Entre os principais comportamentos capazes de piorar as olheiras, estão o estresse, falta de sono, tabagismo e o excesso de bebida alcoólica. Esses fatores alteram a circulação sanguínea e piora a aparência das olheiras. Por isso, é essencial melhorar esses hábitos de vida para melhorar as olheiras.
Outro fator determinante para piora das olheiras é a exposição solar sem proteção. Obviamente que a gente também tem que lembrar da exposição solar sem proteção. Por isso, utilizar o protetor solar facial diariamente é essencial para evitar a piora e osurgimento de olheiras no rosto. Para isso, aposte nos protetores solares UV Defender, eles contam com os benefícios do ácido hialurônico para um proteção solar hidratante.
Como tirar olheiras?
A dermatologista Hadassa Barros ressalta que o tratamento das olheiras está relacionado com as causas. “O tratamento das olheiras tem relação com a causa. É preciso entender quais são essas causas e combater essas causas com tratamento. Entre os tratamentos estão estabelecer hábitos adequados, beber bastante líquido, dormir bem, evitar o fumo e a bebida alcoolica”, ressalta a dermatologista.
Além disso, ela fala da importância de ter uma rotina de skincare com produtos hidratantes, clareadores e com ação protetora. Para isso, aposte nos produtos da linha Revitalift Hialurônico, que garante hidratação, ação antisisnais e ajuda no clareamento de marcas do rosto. Para a área dos olhos, a linha conta com o Creme Cuidado Intenso Olhos, que hidrata intensamente a pele por 24h e preenche as linhas de expressão. Para proteção solar, aposte nos protetores solares faciais da linha UV Defender, que também conta com ácido hialurônico em sua composição.
Porque minhas olheiras não somem?
As suas olheiras podem não estar sumindo por conta das causas e hábitos comportamentais. A dermatologista Hadassa Barros ressalta que a suavização das olheiras é um tratamento complexo. “Geralmente, as olheiras surgem por mais de uma causa, por isso é difícil ter um resultado completo no tratamento. Por isso, não descobrir a causa das olheiras e seguir com o tratamento adequado são os principais motivos que podem fazer com que as olheiras não desapareçam”.