Óleo capilar e cabelos cacheados: tem dupla mais incrível? O produto consegue deixar os fios mais brilhosos, macios e sem frizz, não importa o tipo de cacho - 2, 3 ou 4 - ou se a cor dele é natural ou com coloração. Os óleos, de um modo geral, servem para proteger as madeixas das agressões externas, mantendo o interior do cacho sempre saudável.
E como eles nunca deixam de ser queridinhos na rotina das cacheadas, separamos todos os benefícios dos óleos para o cabelo. Confira!
Óleo capilar a longo prazo: cachos mais nutridos e protegidos das agressões do dia a dia
Você já deve ter ouvido falar que a hidratação devolve água aos cabelos. Nessa mesma linha, os óleos devolvem lipídios - nutrientes que agem formando uma camada que blinda os fios das agressões externas, como vento, sol e poluição.
Quem é cacheada sabe que os cachos são naturalmente mais secos por causa do formato anelado, que impede que a oleosidade da raiz chegue as pontinhas, então os óleos fazem esse papel.
Como inserir na rotina: vale apostar em linhas de shampoo, condicionador, creme para pentear e máscaras com óleos na composição. Além disso, a umectação com o próprio óleo capilar é uma das técnicas favoritas das cacheadas para nutrir os fios.
A curto prazo: óleos tiram o frizz e dão maciez e brilho aos cachos
Brilho: cabelo cacheado costuma ser mais opaco por causa da falta de oleosidade no comprimento e nas pontas - e o óleo capilar pode devolver esse brilho na hora da aplicação!
Maciez: por causa de substâncias benéficas como flores preciosas e óleo de coco, o óleo capilar amacia os cachos e deixa os fios com um toque aveludado.
Menos frizz: o frizz também é amenizado com o óleo capilar porque o produto fecha as cutículas e alinha o cacho.
Nos cabelos coloridos: as cacheadas que pintam os cabelos também tiram proveito dos óleos porque o produto ajuda na proteção da cor, já que a camada de lipídios blinda os fios das agressões.
Na transição capilar: o óleo ajuda a proteger os cachos novos de quem está em transição capilar, fazendo com que eles cresçam muito mais reparados e saudáveis depois da química.
No pré-poo: os óleos também são aliados na proteção dos cachos contra o shampoo, que pode ressecar o cabelo. Antes de lavar os fios, aplique o óleo em todo o cabelo e deixe agindo por alguns minutos. Depois, lave normalmente com o shampoo. Saiba tudo sobre o pré-poo aqui!
Proteção térmica: gosta de usar o difusor? Então, saiba que muitos óleos também agem como protetor térmico, impedindo que os cachos ressequem ainda mais com o uso do aparelho.
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.