Já ouviu falar em reconstrução capilar? Última etapa do cronograma capilar, ela é um dos tratamentos mais potentes para tratar cabelos muito danificados - fios que estão muito finos, elásticos, quebradiços, ressecados e com muito frizz.
Também chamada de reparação capilar, a reconstrução ajuda a repor a massa no interior do fio, diferente da hidratação (que repõe água) e da nutrição (que repõe lipídeos através de óleos). Saiba mais sobre a reconstrução e entenda como usar!
Reconstrução capilar: o que é o tratamento?
A reconstrução é o tratamento que devolve massa ao cabelo, ou seja, as proteínas e os lipídeos que o fio acaba perdendo facilmente com colorações, alisamentos e com o uso frequente de chapinha e secador. Essa falta de proteínas, como a arginina ou a ceramidas, é o que deixa o fio com as cutículas abertas, piorando os danos.
A reconstrução é uma boa saída para alinhar e fechar essas cutículas: primeiro, as substâncias tratam o interior do fio, encorpando e deixando o cabelo mais firme, e depois, garante o brilho, maciez e faz com que os fios novos cresçam no tempo certo.
Como saber se a reconstrução é a solução para o meu cabelo?
Para saber se a reconstrução é o caminho certo para tratar seu cabelo, é só fazer alguns testes, em casa mesmo. O primeiro é observar se eles perderam volume e se as pontas estão mais finas do que a raiz: pegue todo o cabelo em uma mão e deslize-a por todo o comprimento.
Depois, é só observar se estão sem brilho, com muito frizz e pontas duplas: se a resposta for sim, provavelmente a reconstrução pode melhorar o problema.
O terceiro teste é para saber se a porosidade está alta, e basta um copo de água e um fio de cabelo. Para fazer, é bem simples: coloque alguns fios de cabelo dentro do copo, espere 10 minutinhos e observe. Se eles afundaram, é sinal de alta porosidade e que seu cabelo precisa, sim, de reconstrução para fechar as cutículas danificadas.
Como saber se a máscara é de reconstrução e como usar em casa?
Para não confundir a reconstrução com hidratação ou nutrição, basta conferir se a máscara contém as proteínas que vão devolver a massa aos fios, como cicatri-ceramidas, arginina ou queratina. As máscaras de reconstrução também podem aparecer com nomes como "reparação" ou "restauração" na embalagem, que é o mesmo tratamento de reposição de massa para cabelos danificados.
A reconstrução pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do nível dos danos do cabelo. Nesse intervalo, a dica é manter as madeixas hidratadas para que os fios absorvam bem as proteínas da reconstrução, como acontece no cronograma capilar.
Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.