Muitas mulheres sofrem com o frizz e volume no cabelo, por isso buscam o alisamento com química para deixar os fios mais alinhados. Mas você sabia que existem outras formas de controlar os fios arrepiados e reduzir o volume?
O realinhamento capilar, por exemplo, é um tratamento sem química que alinha os fios e alisa levemente o cabelo. Assim, ele evita o efeito armado e rebelde das madeixas, mantendo elas mais controladas. Quer saber tudo sobre o tratamento que ajuda a manter seus fios mais lisos e controlados? Confira essa matéria, que a gente responde as principais dúvidas sobre o assunto.
Afinal, o que é realinhamento capilar?
O realinhamento capilar é um tratamento para reduzir frizz e volume, mantendo o cabelo mais alinhado. Ele alisa os fios suavemente, sem usar química ou formol, por isso, pode ser feito em todos os tipos de cabelo - mesmo por quem já utiliza alguma química.
O segredo está na presença dos aminoácidos - ingredientes que estão naturalmente presentes no seu cabelo -, que selam as cutículas dos fios, reduzem o frizz e recuperam a vitalidade do cabelo. O resultado disso são madeixas mais alinhadas, hidratadas e nutridas, além de livres dos fios arrepiados.
Quanto tempo dura e como fazer o realinhamento?
Durabilidade: o realinhamento capilar é uma ótima opção para quem quer controlar o volume e o frizz com um tratamento duradouro: na prática, ele mantém seu cabelo alinhado e mais liso por até 3 meses.
Como é feito: o tratamento é feito em duas etapas. Em primeiro lugar, é feito o realinhamento com aminoácidos e, depois, o cabelo é seco e pranchado para selar os fios. Vale reforçar que essa técnica não usa formol nem outras substâncias químicas alisantes, como o tioglicolato de amônia. Em vez disso, ele aposta em um ingrediente que já faz parte da estrutura dos fios: aminoácidos.
Saiba como evitar o frizz e manter os fios lisos
Se você quer manter o seu cabelo bem alinhado e livre dos fios rebeldes, além do realinhamento, você pode seguir algumas dicas no dia a dia para evitar o frizz. A hora da lavagem é fundamental para isso: procure usar uma linha de shampoo que controle o volume e o efeito armado dos fios e prefira sempre a água fria ou morna.
Além disso, se você costuma usar ferramentas de calor no dia a dia, como o secador e a chapinha, é indicado apostar em um protetor térmico. Ele protege os fios do calor e evita a quebra ou surgimento de frizz. Lembrando que você também pode usar um leave-in de tratamento, que ajuda a manter o cabelo hidratado, além de selar as cutículas.
Matéria publicada em 05 de Abril de 2021, por Webedia.