O cronograma capilar é o melhor aliado para quem precisa fazer uma recuperação completa dos cabelos ou só quer saber como cuidar dos fios da melhor maneira possível - mas, afinal, o que ele significa? Como fazer? Quais produtos usar?
Separamos um guia completo sobre o assunto com tudo que você precisa saber para entender exatamente a importância do cronograma capilar e, assim, tirar o máximo de proveito dele. Confira as dicas da matéria!
O que é cronograma capilar?
O que é: o cronograma capilar é puramente uma forma de organizar em rotina os cuidados com os cabelos. Ele serve para intercalar hidratação, reconstrução e nutrição da maneira ideal para cada pessoa - considerando sempre o nível de danos nas madeixas e o tipo de fio de cada um.
Para quem ele é indicado? Ele é indicado para todos os tipos de fio (desde o 1A até o 4C), e deve ser feito tanto em madeixas saudáveis quanto nos cabelos danificados ou em transição capilar.
O que ele faz? A ideia dessa rotina de cuidados bem dividida é garantir que o cabelo fique saudável e tenha todas as necessidades atendidas na medida certa. Assim ele vai se manter forte, brilhoso alinhado e protegido dos danos.
O que fazer no cronograma capilar: conheça as três etapas principais
1- Hidratação: é a etapa de repor a água e abrir caminho para a absorção dos nutrientes com as máscaras hidratantes. Ela é essencial porque deixa os fios macios, livre do ressecamento e, de quebra, prepara o cabelo para que ele retenha bem todo o tratamento feito nas outras etapas do cronograma.
Nos cremes de hidratação, vale a pena procurar por fórmulas com extratos de algas, frutas e plantas, além de pantenol, álcoois graxos, glicerina e outros.
2- Nutrição: é a fase em que se devolve os óleos naturais aos fios usando os cremes nutritivos, justamente para que eles blindem os cabelos, protegendo da perda de água e ressecamento - o que, por consequência, resulta em cabelos alinhados, com mais balanço e supersaudáveis.
Nos cremes de nutrição, o segredo é priorizar que tenham óleos na composição, como os de coco e flores preciosas, ou até mesmo manteigas, como a da karité ou cacau.
3- Reconstrução: é a fase em que o cabelo vai ser restaurado profundamente dos danos por meio da máscara reconstrutora. Nessa etapa se faz a reposição das proteínas e da massa capilar que se perde por conta das químicas, uso de ferramentas de calor e ação do sol e poluição.
Nos cremes de reconstrução, a arginina, queratina, ceramida e creatina são os ativos mais importantes e que devem estar no rótulo.
Como montar o cronograma capilar para cada tipo de cabelo:
Depois de saber o que cada etapa da rotina no cronograma capilar faz, é a hora de saber como organizar os tratamentos no seu dia a dia - e o primeiro passo é fazer o teste de porosidade dos fios. Coloque um fio de cabelo dentro de um copo transparente com água e observe bem:
- se o cabelo boiar, precisa de hidratação intensa;
- se afundar, precisa mais de reconstrução profunda;
- mas se nem afundar nem boiar, está mais carente de nutrição;
De todo jeito, outros fatores também contam - como por exemplo a queda de cabelo, presença ou não de química e até mesmo os seus hábitos. Para saber exatamente como distribuir isso no cronograma capilar específico, faça o teste dessa matéria aqui e anote a tabelinha do seu resultado!
Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia.