As olheiras são um dos fatores que mais incomodam as mulheres que buscam a pele perfeita. Sejam bolsas inchadas, manchas escuras ou sulcos profundos, as olheiras são comuns na maioria das pessoa Mas você sabe o que faz com que elas apareçam?
Se você tem olheiras e quer aprender a diminuir a intensidade das manchas para conquistar a pele perfeita, a gente conta algumas dicas bem úteis. Vem conferir o que fazer para reduzir cada tipo de olheira - e qual pode ser a causa delas.
Quais são as causas das olheiras?
As olheiras podem ter várias causas bem diferentes. Em alguns casos, elas são genéticas - ou seja, seus pais provavelmente também tem olheiras e passaram esse gene para você. Pessoas alérgicas também têm maior tendência a desenvolver as manchas embaixo dos olhos, já que as alergias dilatam os vasos sanguíneos.
Além disso, com o envelhecimento, é natural que você passe a ter mais olheiras - especialmente aquelas com bolsas de inchaço -, devido à perda de elasticidade da pele. Elas ainda podem ser causadas pela falta de hidratação da pele, pelo excesso de sol e, é claro, pelo estresse ou cansaço.
Quais são os tipos de olheira?
Existem quatro tipos de olheiras mais comuns e cada uma delas têm diferentes causas e tratamentos:
- Olheiras pigmentares: são aquelas com coloração amarronzada e que são causadas pelo excesso de melanina na pele.
- Olheiras profundas: são castanhas e fundas. Elas são genéticas e dependem da sua estrutura óssea.
- Olheiras sanguíneas: costumam ser arroxeadas e são resultado do acúmulo de hemoglobina nos vasos.
- Olheiras vasculares: costumam ser azuladas e estão relacionadas à circulação sanguínea. Elas vêm acompanhadas de inchaço na região e são muito comuns em períodos de estresse ou cansaço.
Aprenda a diminuir suas olheiras
A boa notícia é que existem formas de minimizar as manchas ao redor dos olhos e devolver aquele aspecto descansado. Para escolher o melhor tratamento, em primeiro lugar é importante identificar qual é o seu tipo de olheira. Por isso, é importante se consultar com um dermatologista que indicará o produto ou procedimento adequado.
Mas alguns hábitos também podem ajudar a reduzir as manchas - sejam elas de qualquer tipo. A hidratação é fundamental, por isso, aposte em séruns ou cremes específicos para a região dos olhos e inclua-os na rotina de cuidados diários. A proteção solar também é muito importante para reduzir as olheiras, seja com óculos escuros ou protetor solar.
Se você tem problemas de circulação ou alergias que podem estar causando as olheiras, também é fundamental procurar o tratamento adequado para a doença, que ajudará a diminuir a intensidade das manchas sob os olhos.
Matéria publicada em 05 de Abril de 2021, por Webedia.