As mulheres mais ligadas nos cuidados com os cabelos provavelmente já ouviram falar na arginina. O aminoácido aparece nos ingredientes de muitos produtos capilares - de shampoos a máscaras de tratamento -, especialmente aqueles voltados para fortalecer os fios. Mas você sabe o que a arginina faz no cabelo?
A gente conta tudo o que você precisa saber sobre esse ingrediente tão presente nos produtos para cabelo: como ela age, quais os benefícios de incluí-la nos seus cuidados com as madeixas e como usá-la para cuidar da saúde dos fios. Quer saber mais sobre esse aminoácido? Então, vem conferir, que a gente explica.
Quais são os benefícios da arginina para os fios?
A arginina é um dos aminoácidos presentes na queratina e, por isso, é muito indicado para fortalecer os fios e recuperar os danos sofridos, evitando a queda e a quebra capilar. Ela também auxilia no crescimento, sendo muito indicada para quem está passando pelo projeto Rapunzel em busca de fios longos.
Além disso, a arginina também estimula a microcirculação, o que aumenta a nutrição do bulbo capilar e a troca de nutrientes entre a raiz e os fios. Esse aminoácido também ajuda a dar massa para as madeixas - evitando o aspecto ralo -, além de criar uma película ao redor dos fios, que reduz o ressecamento, especialmente nas pontas.
A arginina promove uma reconstrução capilar
Quem já mantém um cronograma capilar para cuidar dos fios sabe que a reconstrução capilar é fundamental para manter o cabelo forte e saudável. Além de repor as proteínas - como a queratina - dos fios, a reconstrução repara os danos mais internos dos fios, ajudando a recuperar a saúde e evitar problemas como a quebra.
Por ser um aminoácido de baixo peso molecular, a arginina é facilmente absorvida pelo cabelo, sendo uma ótima opção de ingrediente para essa etapa do cronograma capilar. Assim, ela reconstrói os fios de dentro para fora, garantindo o máximo controle dos danos e deixando os fios mais saudáveis.
Como usar a arginina nos cuidados com o cabelo?
A arginina pode estar presente em diversos produtos de cuidados capilares, como o shampoo, o condicionador, a máscara de tratamento e o creme para pentear. Todos eles são voltados para fortalecer os fios, mas têm usos distintos. O shampoo e o condicionador podem ser usados a cada lavagem em todos os tipos de fios, especialmente nos cabelos danificados.
O creme para pentear pode ser usado da mesma forma que os cremes comuns: na finalização das madeixas ou para auxiliar na hora de desembaraçar. Assim, você evita a quebra dos fios. Já o creme de tratamento é indicado para a etapa da reconstrução capilar e pode ser usado uma vez por semana para fortalecer o cabelo e reparar os danos.
Matéria publicada em 06 de abril 2021, por Webedia.