Os cabelos secos têm esta característica devido a uma origem genética, na qual as glândulas sebáceas do couro cabeludo não produzem oleosidade suficiente para percorrer toda a extensão do comprimento dos fios. Desta forma, as madeixas se tornam desnutridas, e ganham um aspecto opaco e sem vida. No entanto, com o tratamento adequado, é possível recuperar a saúde dos cabelos secos, restaurando seu brilho.
Tratamento de nutrição devolve brilho natural
O ressecamento dos fios pede por reposição de água, por isso, realizar hidratações periodicamente é fundamental para manter as madeixas saudáveis e bonitas. Porém, este não é o único cuidado necessário. Além do compromisso semanal com o tratamento, é importante investir em produtos com propriedades nutritivas, capazes de repor a massa da fibra capilar e regenerar a estrutura do fio.
Os óleos naturais, como os das flores, são uma ótima opção para devolver os lipídeos e a queratina que os cabelos precisam. Com o interior recuperado, a superfície dos fios se torna mais reta e lisa para refletir a luminosidade. O trabalho de nutrição começa na hora do banho, a partir da escolha do shampoo, condicionador, máscara de tratamento e finalizador adequados a esta finalidade.
Produtos devem ser adequados à necessidade dos cabelos secos
Os produtos devem ser aplicados na ordem correta. O shampoo é o primeiro passo, já que abre as escamas dos fios, e deve ter a função de fortalecer e dar brilho às madeixas. Na sequência, a máscara capilar preenche a fibra capilar com os nutrientes necessários para revitalizar os cabelos. O condicionador fecha as cutículas, finalizando o tratamento e garantindo um aspecto macio aos fios.
Depois do tratamento, ainda é necessário proteger os cabelos das agressões externas. Para isso, sele os fios com um bom finalizador, como o óleo capilar ou o leave-in. Os produtos desenvolvidos especialmente para serem mantidos nas madeixas são a melhor forma de blindá-las contra os danos causados por secador e chapinha, além do sol e da poluição, agentes causadores do ressecamento.
Matéria publicada em 11 de fevereiro 2021, por Webedia.