Novos tratamentos, escovas, hidratações colorações e retoques para manter os cabelos saudáveis, bonitos e o visual sempre em dia podem tomar muito tempo na vida de uma mulher e dinheiro também. Muitas mulheres não dão muita importância ao valor gasto por mês para manter as madeixas hidratadas e com brilho. Segundo o jornal britânico Daily Mail, em média, as mulheres investem cerca £14 mil nos cabelos entre os 18 e 50 anos, aproximadamente R$ 52 mil, com visitas ao cabeleireiro, produtos de beleza e acessórios para estilizar os fios.
Loiras gastam mais com os cabelos do que ruivas e morenas
De acordo com os dados da pesquisa, feita com duas mil mulheres do Reino Unido, por mês são gastos £37, o que no final do ano representa £439 a menos no orçamento das britânicas. Quando o assunto é tom capilar, a cor das madeixas também influencia nos gastos, e são as loiras que gastam mais dinheiro para manter os fios saudáveis e com visual impecável. De acordo com a pesquisa, quem tem cabelos claros desembolsa cerca de £506 por ano, enquanto as ruivas, £442, e morenas £437. "Penteados e coloração são importantes para muitas mulheres e isso reflete a quantidade de dinheiro que elas estão gastando com isso", explicou o diretor da Toni&Guy, Sacha Mascolo-Tarbuck, organização responsável pela pesquisa.
Os especialistas envolvidos na pesquisa afirmam que, apesar do valor alto, 83% das mulheres acreditam que o investimento vale cada centavo. Seis em cada dez entrevistadas também se mostraram dispostas a gastar ainda mais para deixar as madeixas impecáveis. Para Sacha Mascolo-Tarbuck, esse estudo prova que apesar de os valores gastos com o cabelo não parecerem grandes a cada compra, depois de alguns anos, o preço da beleza pode parecer surpreendente: "mas é imbatível a sensação de sair do salão com um novo estilo ou cor, independente de quanto isso lhe custou", brincou o diretor.
Brasileiras devem movimentar 59,3 bilhões na indústria de beleza até o final de 2013
As mulheres do Brasil não parecem ser tão diferentes das britânicas nos hábitos de beleza, visto que a indústria cosmética promete fechar o ano movimentando estimados 59,3 bilhões de reais em cosméticos, produtos de higiene pessoal e serviços de beleza como cabeleireiros, manicures e esteticistas. Segundo o Data Popular, instituto responsável pela pesquisa, é o triplo do valor que as brasileiras gastavam há dez anos.
Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.