Donas de cabelos invejados por mulheres de todas as partes do mundo, as asiáticas costumam desfilar madeixas naturalmente lisas e escuras. O desejo de mudança, porém, faz com que estas mulheres recorram frequentemente as tesouras e tinturas para adotar fios mais estilizados e com novas texturas e cores. O loiro, tom queridinho de grande parte das mulheres, também tem chamado atenção das orientais, cujos cabelos normalmente por terem contém maior concentração de pigmentos e, por isso, sofrem mais dificuldade na hora de adotar a tonalidade desejada.
Madeixas com maior a concentração de pigmentos na fibra capilar são mais difíceis de clarear
O processo de clareamento dos cabelos está relacionado a quantidade de pigmentos presentes no interior da fibra capilar. Os fios loiros, por exemplo, têm menos pigmentos e por isso são facilmente clareados. Nos cabelos mais escuros, como o das asiáticas, no entanto, esta concentração é maior, tornando o processo de clareamento mais difícil.
Desta forma, o tom de base do fio é o fator principal que irá determinar o quanto o cabelo irá clarear. As madeixas mais escuras vão necessitar de mais sessões para conquistar o tom de loiro desejado. Como tendem a puxar para o vermelho, o primeiro passo para transformar os fios naturalmente pretos em loiros é neutralizar o pigmento avermelhado logo após a descoloração. A espessura do fio também vai influenciar na velocidade da descoloração. Os cabelos mais grossos costumam demorar mais para abrir as tonalidades do que as madeixas finas.
Asiáticas precisam de intervalos maiores entre sessões de clareamento
Como os fios precisam estar saudáveis para conquistar a tonalidade dourada desejada, as sessões de clareamento devem ser feitas com intervalos que variam de acordo com a resistência dos cabelos e o resultado almejado. Para aquelas que desejam fios platinados o processo pode ser ainda mais demorado, já que a tonalidade exige uma série de cuidados para que as madeixas continuem sedosas e brilhantes. A top sul-coreana Soo Joo Park, conhecida pela sua irreverência, foi uma das que passou dos cabelos naturalmente pretos para o platinado. Para conquistar o tom, a modelo precisou anular o tom quente das madeixas para chegar mais próximo do cinza que exibe atualmente. Os cabelos pretos tendem a abrir para um tom mais avermelhado ou amarelado, por isso para chegar a uma tonalidade mais platinada como a da top, as asiáticas precisam passar por diversas sessões de descoloração até conquistar o efeito quase branco. A frequência dos procedimentos pode deixar as madeixas mais frágeis e sensíveis, exigindo uma atenção extra na pós-coloração, com hidratações frequentes e tratamentos que devolvam os nutrientes para os fios, como a cauterização e a queratinização.