Estar com a pele muito ressecada costuma ser sinônimo de coceira, vermelhidão, descamação e principalmente opacidade. Nada agradável, né? Mas tudo isso tem solução desde que você comece a se atentar aos detalhes: intensificar a hidratação, investir em produtos com fórmula mais leve e adotar alguns novos hábitos pode ser o suficiente para ter uma pele perfeita, hidratada e com brilho saudável.
Continue lendo a matéria e anote as dicas para saber como cuidar da pele ressecada para melhorar o aspecto do rosto!
Por que minha pele está ressecada? Veja os motivos para esse problema de pele
Pele ressecada, diferentemente da pele seca, é aquela que está momentaneamente desidrata - e os motivos podem ser bem variados. Dentre os principais fatores, a falta de água no rosto ou no corpo costuma estar ligada a:
- estação do ano ou condição climática, caso as temperaturas e a umidade do ar estejam baixas, o resultado é uma pele mais ressecada;
- excesso de exposição solar, uma vez que isso vai sugando a hidratação do rosto e deixando a pele mais craquelada;
- banhos muito quentes que, acima de 36ºC ou 37ºC, facilitam a remoção da camada de gordura da pele;
- uso de produtos incompatíveis com a pele, especialmente sabonetes e tônicos com ação desengordurante muito intensa;
Como melhorar a pele ressecada: veja dicas para tratar o ressecamento
Para passar bem longe do ressecamento e reconquistar a pele saudável, viçosa e perfeita, é preciso diminuir ou excluir os hábitos listados acima e, ao mesmo tempo, unir passos específicos na rotina. Veja abaixo os principais cuidados que devem ser feitos para recuperar a pele muito desidratada:
- Para limpeza da pele ressecada: água micelar
A limpeza do rosto é essencial na rotina, mas para que esse passo não se torne um problema, é fundamental escolher um produto que tenha fórmula mais suave e perfeita para todos os tipos de pele como a água micelar. Por também ter função hidratante, ela consegue remover todos os resquícios de sujeira sem sensiblizar o rosto, garantindo uma sensação de hidratação logo em seguida.
- Para hidratação da pele ressecada: creme antissinais com proteção UV
Hidratar a pele é outro passo que não pode faltar na pele ressecada - justamente para repor os níveis de água e fazer a derme voltar ao equilíbrio. Para isso, vale usar um creme antissinais e resolver dois problemas de uma vez: enquanto ele hidrata, também ajuda a firmar e corrigir as rugas na pele. Nada mais justo, né?
Dica: prefira um creme antissinais que tenha proteção UV na fórmula, para garantir um rosto blindados dos raios de sol durante o dia. Como a ação ultravioleta também causa ressecamento, vale a pena aliar hidratação e proteção de uma vez!
- Para mais luminosidade na pele ressecada: máscara de argila
Uma das maiores queixas na pele ressecada é a opacidade, aquela sensação de pele sem brilho e esbranquiçada. Sabe uma forma de combatê-la? Com a ajuda da máscara de argila preta! Por ter ação iluminadora, ela consegue fazer um detox na medida certa, garantindo purificação e efeito iluminador ao mesmo tempo. Experimente usá-la 1 a 2x na semana para conseguir bons resultados!
Matéria publicada em 07 de março de 2021, por Webedia.