Quem tem cabelos cacheados sabe bem que os caracóis precisam de cuidados muito específicos para ficarem bonitos. Além de produtos que ajudem no volume e definição, o corte tem que ser preciso para que as madeixas tenham o peso e o movimento correto. Como a maioria dos cabeleireiros está acostumada a lidar com cabelos alisados, nem todos sabem as técnicas corretas para cuidar desse tipo de fio - fique de olho nas dicas da cabeleireira Mônica Felix e da blogueira Cinthya Rachel para saber exatamente o que pedir quando chegar ao salão.
Fique atenta ao instrumento e à maneira que o fio está sendo cortado
A primeira lição a ser aprendida é que cabelos cacheados só devem ser cortados com tesoura e sempre na posição vertical. Especializada nesse tipo de corte, Mônica explica que a navalha ou uma tesoura usada na horizontal agem da mesma forma e são prejudiciais para os caracóis: "elas tiram o caimento certo, não permitem que os cachos se encaixem e ganhem o formato certo", conta a profissional, que ainda diz que isso afeta a saúde do cabelo: "essa forma equivocada de cortar gera fissuras nas extremidades quesão as chamadas pontas duplas", revela a profissional.
O formato escolhido também pode fazer toda a diferença
Um cabelo sem volume ou com formato triangular - aquele que fica com a raiz baixa e pontas cheias - é sinal de corte errado. Assim como a tesoura não pode passar de maneira reta pelos fios, o corte escolhido para um cabelo cacheado também não pode ser reto: "quando isso acontece, os fios armam embaixo e criam o chamado efeito abajur. Os cachos ficam como se fossem um bloco só na ponta", conta. Cortar de uma forma irregular e com algumas mechas repicadas impede que os fios pesem trazendo movimento aos cachos e permitindo que eles consigam o volume ideal.
Cabelos cacheados não devem ser cortados molhados
Molhar os cabelos antes de cortar é um costume que toda mulher aprende desde pequena, mas para quem tem cabelos cacheados o ideal é fazer exatamente o oposto. Manter as madeixas secas enquanto a tesoura trabalha mecha por mecha é a forma mais segura de saber como o visual vai ficar depois: "só assim dá para ver o encaixe dos fios. Cachos cortados quando estão molhados vão se comportar de uma maneira totalmente diferente quando secarem e aí vai ser uma surpresa o resultado final", diz a cabeleireira.
Cortes devem ser frequentes, mas sem exageros
É verdade que um cabelo sem corte não cresce saudável, mas como quem tem cachos costuma reclamar da demora no crescimento, Mônica traz boas notícias: "a frequência para manter as pontas é cortar de dois a três meses, não tem jeito. Mas se pensarmos que a manutenção tira menos de um centímetro de comprimento e que em três meses os fios podem ter aumentado mais de três centímetros, a média vai ser sempre positiva", indica.