A máscara de óleo de coco é um dos produtos queridinhos do momento! E não é para menos: aproveitando as propriedades do componente, ela ajuda a eliminar o ressecamento do cabelo e a garantir mais movimento com uma hidratação e nutrição intensas.
E com todos esses benefícios, é claro que queremos abusar do componente em todos os tipos de cabelo, né? Descubra as vantagens do óleo de coco para fios lisos, ondulados, cacheados e crespos.
Máscara pode, sim, ser usada por todos os tipos de cabelo
Embora o óleo de coco tenha começado a ganhar mais destaque entre as cacheadas e crespas, ele conta com benefícios para todos os tipos de cabelo. Por ser rico em vitaminas A, D, E, K e também em ácidos graxos, o óleo de coco consegue penetrar profundamente na cutícula da fibra capilar. Com isso, ele repõe os nutrientes que qualquer cabelo - até mesmo o mais oleoso - precisa para ficar brilhoso, macio e livre de frizz.
O segredo para aproveitar as vantagens sem acabar com as madeixas pesadas é priorizar os cremes mais levinhos, de textura fluida, como o Elseve Óleo Extraordinário Cachos com óleo de coco. Assim, os fios garantem a nutrição necessária sem sofrer com um efeito rebote.
Frequência da máscara também influencia no resultado
Além de apostar em uma máscara mais levinha para não sobrecarregar os fios, outra dica é considerar as necessidades do seu cabelo para definir com que frequência usar o produto.
Se o excesso de ressecamento é um problema, por exemplo, vale fazer o tratamento de duas por semana para repor a umidade natural dos seus fios. Agora, se suas madeixas tendem a ficar mais oleosas com facilidade, o ideal é aplicar o creme com uma frequência menor - como uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Passo a passo para aplicar a máscara de óleo de coco nos cabelos:
1 - Depois de lavar os cabelos com shampoo para tirar as impurezas e abrir as cutículas, retire o excesso de umidade com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão;
2 - Para facilitar a aplicação e garantir que a máscara penetre por todo o cabelo, divida-o em seções - duas laterais, uma no meio e outra na nuca;
3 - Começando pela mecha da nuca, aplique a máscara no cabelo enluvando bem - como é explicado detalhadamente nessa matéria aqui;
4 - Faça o mesmo nas demais seções do cabelo;
5 - Deixe a máscara agir pelo tempo indicado na embalagem, que costuma ser de 5 minutos;
6 - Passado o tempo necessário, enxágue todo o produto e aplique condicionador;
7 - Por fim, enxágue todo o condicionador - de preferência com água fria para ajudar a selar as cutículas e reforçar o brilho.
Dica: Se estiver com a rotina corrida e não tiver tempo de fazer essa aplicação mais detalhada, para não ficar sem o tratamento, faça a hidratação no próprio banho. Nesse caso, é só distribuir a máscara por todo o cabelo, e deixar agir por alguns minutinhos antes de enxaguar.
Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.